Carnês do IPTU são entregues “em cima da hora”
sex, 11 de abril de 2014 01:22Secretário de Fazenda garante que contribuintes
devem receber o comprovante até o final de semana
TALITA GONÇALVES – O pagamento da primeira parcela do IPTU 2014 vence no dia 15, data final para obter o desconto de 30% para quem efetuar a quitação integral. A entrega de carnês começou no sábado passado e durante a semana, parte dos contribuintes araguarinos ainda não havia recebido.
Emitir a segunda via pela internet é uma alternativa, apesar de nem todo contribuinte ter acesso à rede. Seja com o boleto da prefeitura ou versão impressa, filas extensas são aguardadas em lotéricas do município na segunda-feira, 14 e terça, 15.
Ao todo, devem ser entregues aproximadamente 45 mil carnês. Segundo o secretário de Fazenda Érico Chiovatto, está fora de cogitação não cobrir a cidade toda antes do domingo, 13. “Caso necessário os Correios farão uma força concentrada no sábado e domingo. Vai chegar antes do vencimento,” afirmou.
Três dias úteis separam o prazo final estipulado para distribuição do primeiro vencimento. Chiovatto admite que a entrega poderia ter sido feita mais cedo, mas alegou o pouco tempo hábil que teve para a confecção dos carnês, frente a demora na aprovação e publicação da lei que definiria o desconto. “Procuramos orientar a população, todos estão sabendo da data,” ressaltou.
Ele esclarece que não houve reajuste no IPTU. O valor da metragem e das taxas continua igual, sem qualquer alteração no Código Tributário. O que mudou foi o desconto: caiu de 50% para 30%. “Como secretário pedi somente 5% (de desconto), mas cumprimos a decisão dos vereadores. O município está precisando de recursos e se não conseguimos receita, será difícil manter os compromissos,” alertou.
IPTU Social
Quem possui imóvel com até 70 metros quadrados não precisa pagar o imposto, somente as taxas de expediente, limpeza, conservação, coleta de lixo e iluminação. Para isso, basta comprovar ter apenas o imóvel em questão e renda mensal de até um quarto do salário mínimo por pessoa da família, com renda total limitada de três salários mínimos
As inscrições são feitas na secretaria de Trabalho e Ação Social. O telefone é 3690-3063. De acordo com o secretário, o benefício vale somente para aqueles que foram cadastrados. “Concedemos uma entrevista coletiva na semana passada, pois o objetivo era exatamente esse, o morador não deixar para a última hora,” explicou.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Juiz de Fora tem seletiva em toda cidade seg, 2 de dezembro de 2024
- Varginha lança parque tecnológico sáb, 30 de novembro de 2024
- Valadares investe R$ 5 milhões em terminal sex, 29 de novembro de 2024
- A CEMIG ESTÁ TRANSFORMANDO A ENERGIA EM MINAS GERAIS sex, 29 de novembro de 2024
- Coluna: Radar (29/11) sex, 29 de novembro de 2024
- Falta de Insulina NPH em Divinópolis qui, 28 de novembro de 2024
- Presidente eleito da OAB&MG, Gustavo Chalfun, se reúne com o presidente da ALMG para tratar de pautas importantes para a advocacia qua, 27 de novembro de 2024
- Presidente eleito da OAB&MG, Gustavo Chalfun, se reúne com o presidente da ALMG para tratar de pautas importantes para a advocacia qua, 27 de novembro de 2024
- Justiça descobre ‘reclamante profissional’ em Paraíso qua, 27 de novembro de 2024
- Museu em Januária é dedicado ao pão de queijo ter, 26 de novembro de 2024
> > Veja mais notícias...
Isto de serem entregues em última hora não é nada imprevisível pois pra quem tem direito à isenção fica mais inviável correr atrás dos quesitos que são pedidos para a mesma.