Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Capoeira ganha destaque no festival “Cultura em Movimento”

sex, 10 de junho de 2016 05:24

Da Redação

A capoeira, esporte que mistura arte marcial e cultura popular, é a principal atração da 3ª edição do “Cultura em Movimento”, realizado pela Faec (Fundação Araguarina de Educação e Cultura) e organizado pelo professor Éder França Campos, o “Zorro”. O evento começa hoje, dia 10 e termina amanhã, 11, com uma programação variada em diferentes locais, voltada tanto para os praticantes da capoeira como para aqueles que gostam de assistir as rodas.

Prática da capoeira em Araguari é incentivada pelo professor Eder Campos França, “o Zorro”

Prática da capoeira em Araguari é incentivada pelo professor Eder Campos França, “o Zorro”

 

A abertura oficial do evento acontece no CEU das Artes localizado no Monte Moriá. A partir das 18h, serão realizados batizado, troca de graduação e apresentações culturais.

Em edições anteriores do festival, Araguari chegou a receber cerca de 500 pessoas, muitas delas vindas de diversas regiões do Brasil com o intuito de participar do evento que tem o objetivo de integrar as comunidade e ensinar estilos diferentes de capoeira. Nesta edição, não vai ser diferente: mestres de várias cidades confirmaram presença.

No dia seguinte, 11, a programação começa pela manhã, às 9h, no Centro de Referência Negra “Rainha Benedita”. O tema é “Capoterapia – interação com idosos”. A capoterapia é uma terapia alternativa onde se utiliza elementos da capoeira, adaptada para pessoas sem hábito de prática de atividade física ou esportiva. Logo depois, às 11h, uma roda de capoeira está marcada no Mercado Municipal.

Durante a tarde, será realizado às 15h na praça Getúlio Vargas oficina para graduados. Às 16h, outro evento acontece na praça Getúlio Vargas, intitulado “Vivência”. O encerramento do Festival Cultura em Movimento deve ocorrer às 18h também na praça Getúlio Vargas, com roda de encerramento e entrega de certificados.

O professor Zorro é uma figura conhecida no município, atuando como professor de capoeira e desenvolvendo projetos na área social há vários anos, ministrando o esporte para alunos de diferentes idades. Neste ano, mestres  de Goiás e Rio do Janeiro confirmam presença e irão ministrar oficinas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: