Sábado, 31 de Janeiro de 2026 Fazer o Login

Capoeira, ancestralidade e união: “RESISTÊNCIA” leva cultura afro-brasileira a Araguari

qui, 6 de novembro de 2025 08:32

Da Redação

Foto 1: A programação inclui uma série de atividades.

O fortalecimento da cultura afro-brasileira é fundamental para preservar as raízes históricas, sociais e culturais da população negra no Brasil. Em novembro, mês dedicado ao Dia da Consciência Negra, a capoeira se destaca como um dos principais elementos dessa rica tradição. Mais do que uma prática de luta e resistência, a capoeira simboliza a união, a continuidade da história e a luta por liberdade, respeito e superação. Ao celebrar essa tradição, não só honramos a memória dos nossos ancestrais, mas também promovemos a inclusão e reconhecemos a contribuição fundamental do povo negro na formação da identidade nacional. Neste contexto, a capoeira se torna um poderoso meio de reafirmar o compromisso com a igualdade e o respeito à diversidade.

Entre os dias 13 e 15 de novembro, Araguari será palco de um grande evento que celebra essa cultura e seus valores. Sob a orientação do Mestre Ethiene e com a organização do Mestrando ½ Kilo (Fabrício Ruas), o encontro “RESISTÊNCIA” reunirá mestres, contramestres e professores, com atividades que incluem oficinas, palestras e rodas de capoeira. O evento também contará com vivências que promovem o fortalecimento da tradição, como oficinas de samba de roda com Formiga e Baiana, cantoria com Mestre Luck e Vovó Capoeira, participação da professora Juliana Ngoma (Capoeira Angola) e curso técnico com Mestre Canção.

A programação inclui uma série de atividades. No dia 13 de novembro, acontecerá o Batizado de Capoeira, das 17h30 às 19h, no Colégio Gabarito. No dia 14, a partir das 7h30, a Casa da Cultura recebe a palestra “A Capoeira como ferramenta de prevenção e tratamento à dependência química”, ministrada pelo Mestre Ethiene. Às 9h20, o evento segue com uma roda de abertura, seguida por um aulão de yoga, das 16h às 17h30, com a professora Ketria. À noite, a APAE Araguari será palco de um novo Batizado, das 18h30 às 21h. O evento se encerrará no dia 15 com cursos técnicos e cantoria na APAE, com participação de Contramestre Iguinho e do Mestrando Cancão, além de uma confraternização especial.

O evento é viabilizado pelo apoio do deputado estadual Doorgal, da Prefeitura de Araguari, por meio da Fundação Municipal de Esportes e Paradesporto (FAMEP), e da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC).

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo número (34) 99197-1485.

Foto 2: O fortalecimento da cultura afro-brasileira é fundamental para preservar as raízes históricas, sociais e culturais.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: