Segunda-feira, 22 de Abril de 2024 Fazer o Login

Cantinho do Mario – Viveiro Flora Brasil

sáb, 15 de setembro de 2018 05:24

Abertura-cantinho

Leiam a história dessa empresa genuinamente araguarina.

Década de 1970 – Início da expansão agrícola no município de Araguari (café, maracujá, citros etc.).

1979 – Começa o interesse pelo desenvolvimento de sementes e mudas de qualidade para os passicultores da região.

1985 – Início, em Araguari, dos primeiros trabalhos de melhoramento genético com o maracujazeiro, por equipe multidisciplinar, contratada por multinacional (Maguary) processadora de frutas (embrião do viveiro).

1988 – Disponibilização das primeiras seleções (variedades) de maracujá para os produtores da região. Isto propiciou sensível melhora nos índices da cultura do maracujazeiro (produtividade, rendimento de suco e qualidades sensoriais).

Março 1996 – Terceirização do setor de pesquisa e desenvolvimento da Indústria de Sucos Maguary, para o engenheiro agrônomo José Rafael da Silva, mestre em melhoramento genético vegetal, que era o responsável pelo setor.

Abril 1996 – Abertura da empresa Viveiros Flora Brasil Ltda., para dar continuidade aos trabalhos de melhoramento genético, produção de sementes e mudas de maracujá, além de outras fruteiras de interesse da região (banana, goiaba, manga, acerola etc.).

1999 – Criação de empresa associada ao Flora Brasil, visando comercializar o excedente de frutos produzidos na região. Nesta empresa foram iniciados, na mesma época, os trabalhos de gestão ambiental, atualmente de grande importância para o grupo.

2008 – Registro no Ministério da Agricultura das primeiras variedades de maracujá, com DNA legitimamente araguarino, de propriedade do Viveiro Flora Brasil. Foram batizadas como FB 300 – Araguari (para mercado industrial) e FB 200 – Yellowmaster (para mercado in-natura).

Desde o início dos trabalhos, a empresa mantém estreito contato com as principais universidades e institutos de pesquisa brasileiros, tendo contribuído, de diversas formas, para a concretização de teses de mestrado, doutorado ou TCCs, seja na área de melhoramento genético, propagação de plantas, manejo agronômico ou, em campos diversos, como aproveitamento de resíduos, alimentação animal e produção de plástico biodegradável.

Atualmente é conveniada com a Embrapa visando à produção de sementes e mudas das variedades daquela empresa.

Desde sua fundação, em 1996, esteve ou está presente em todos os estados brasileiros, vários países das Américas Latina e Central e do continente Africano, seja através de consultorias ou sementes. Recebe, anualmente, grande número de visitantes brasileiros e estrangeiros, tendo sempre o prazer de mostrar todas as coisas boas de Araguari, sejam os restaurantes, o café, o mel, as cachaças, as carnes etc.

Viveiro Flora Brasil

Viveiro Flora Brasil

 

O que nos inspira e move: fé, muitos e valorosos amigos

Nossos produtos: mudas e sementes de diversas fruteiras, gestão ambiental, óleos para cosméticos, tortas de sementes, farelos e composto orgânico.

Localização: final da avenida Theodoreto Veloso de Carvalho – próximo ao Mart Minas e posto Gameleira II – Site: www.viveiroflorabrasil.com.br

Proprietários: José Rafael da Silva, Valeria de Fátima Gouvêa Graça e filhos.

A gente mora aqui há muitos anos e não conhece a potencialidade de nossa cidade que exporta know how e leva longe o nome de Araguari através de seu laboratório de genética.

Um super abraço ao Rafael e família.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: