Segunda-feira, 22 de Abril de 2024 Fazer o Login

Cantinho do Mário – Valdo de Brito Freire

sáb, 11 de agosto de 2018 05:06

Abertura-cantinho

Natural de Araguari, nascido aos 14 de outubro. Pais: Longobardo Costa e dona Vicência de Brito Freire. Viúvo. Filhos: Thompson, comerciante; Clayton, comerciário e Geysa, autônoma. Passou a infância e juventude aqui em Araguari; fomos colegas de folguedos e sempre amigos.

Valdo de Brito Freire

Valdo de Brito Freire

Cortávamos Araguari a pé a procura de “brincadeiras” — pequenos arrasta-pés nas casas das meninas; nadávamos em lagoas, depois ficamos sócios do Araguari Tênis Clube e fomos nadar em uma piscina decente. Bons tempos.

Fez o primário na Escola Estadual Visconde de Ouro Preto, o ginásio no Colégio Regina Pacis e finalmente o Técnico de Contabilidade na Escola Técnica de Comércio Machado de Assis.

Seu primeiro emprego formal foi na Cooperativa Agropecuária de Araguari Ltda. Depois de formado adquiriu prática e aprendeu tudo sobre contabilidade com o contador João Arantes. Algum tempo depois foi trabalhar nas Indústrias Químicas Imperador Ltda.

Sempre gostou de cantar; nesta época montou uma banda de música com alguns companheiros a “The Moon Boys” que fez sucesso regional e era muito requisitada. Tocaram em todo o Triângulo Mineiro, Goiânia e interior de São Paulo, inclusive fizeram uma abertura da Exposição da Festa de Barretos em São Paulo.

Lecionou por cinco anos a matéria de Contabilidade na Escola Técnica de Comércio Machado de Assis. Em 31 de maio de 1982, convidado pela família Gontijo, mudou-se para Belém no Pará e foi trabalhar em uma empresa de propriedade daquela família, a Indústria e Comércio de Conservas Karina Ltda. onde permaneceu até 2003.

Nesta época havia se aposentado e resolveu trabalhar por conta própria, contudo, surgiu um amigo, dono de um escritório de Contabilidade em Belém que lhe propôs atender algumas firmas em parceria. Está até hoje ligado ao escritório onde continua prestando serviços. Mas, com frequência visita sua filha e amigos aqui em Araguari.

Em homenagem a nossa amizade, que nem mesmo a distância conseguiu acabar, sua honestidade, competência, humildade e por ser um cara leal, registrei sua história.

Um super abraço ao Valdo, que no tempo de criança,  carinhosamente chamávamos Pardeco.

CASOS E HISTÓRIAS PITORESCAS DE ARAGUARI

O Zé sempre foi espirituoso, tem uma língua maior que a cidade. Alguns anos atrás esteve aqui e eu dei uma volta com ele pelas ruas do Brejo Alegre.

Conforme andávamos ele ia anotando que, quase não havia mudanças em Araguari. Por maisque fosse bairrista e insistisse que a cidade havia melhorado muito ele fazia aquele muxoxo e dizia que não.

Pois bem, aí é que veio o xeque-mate que derrubou todos os meus argumentos:

“- Mario, quem é o atual prefeito de Araguari?”

Eu respondi de pronto: Miguel Domingos de Oliveira. Ele deu uma baita risada e disse:

“-É! Acho que, quando mudei daqui era o mesmo.”

Dizem que a história se repete.

Coisas do Rerigueri.

Quem não tem dinheiro…

Mário F. S. Júnior

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: