Cantinho do Mário – José Geraldo Mendonça (Zezico)
sáb, 20 de junho de 2015 08:39
Nasceu em 1947, na zona rural do município de São Gonçalo do Abaeté – MG, onde morou até os nove anos de idade. É filho de Adelino Lucas Mendonça, nosso saudoso amigo e vizinho e de dona Onésia nossa grande amiga. É casado com a senhora Maria Neves Mendonça. Filhos: Nilton, Economista; Alisson, Advogado e Francielle, Fisioterapeuta. Tem três netos: Vinicius, Guilherme e Theo, estudantes.

José Geraldo Mendonça (Zezico)
Em 1950, com nove anos de idade, mudou-se para São Gotardo. Ainda adolescente foi vendedor ambulante; vendia de tudo, era um comerciante nato. Trabalhou também um tempo como empregado no comércio em São Gotardo.
Nos anos sessenta depois de muita luta, constituiu seu primeiro comércio, uma venda, mas como pensava mais alto transferiu a venda para seu pai e no início dos anos setenta mudou-se para Araguari.
Aqui resolveu viver seu sonho, vendeu sua casa em São Gotardo e com o dinheiro dessa venda adquiriu um imóvel no recém criado bairro Maria Eugênia. Em 1971, ele e sua esposa fundaram a Casa Mendonça, “tempo de vendas no balcão, vendas na caderneta e de mercadorias a granel; as entregas eram feitas de bicicleta e de carroça”.
Com o apoio dos familiares, colaboradores e da população, ampliou seu armazém, diversificou os negócios e transformou-o no Supermercado Mendonça. “Interessante, no início uma das mercadorias mais vendidas era querosene a granel, faltava energia elétrica em quase todo o bairro. Tempos da Cia. Prada de Eletricidade.”
Em 1983, incentivado por amigos, candidatou-se a vereador e foi eleito. Apesar da política não ser sua vocação, foi um excelente vereador, auxiliou o bairro onde morava, trazendo progresso ao local. Por seu denodo e aplicação recebeu o Diploma de Vereador mais Atuante.
Possui também várias comendas por sua atuação na comunidade em muitos seguimentos. Porém, sua vida estava em seu comércio e a pedido de familiares se desligou da política. Em 2015, sua empresa completou quarenta e quatro anos de atividade em Araguari.
Como cidadão, participou de diversos movimentos sociais, religiosos, políticos e de classe. Há 50 anos está no comércio e muito feliz com o que faz. Recentemente recebeu o Título de Cidadão Araguarino, coroando assim sua participação na vida da cidade. Diz o ditado que as grandes árvores dão boas sementes, está aí o filho do “seu Negrinho” para dar veracidade ao fato.
Um super abraço ao meu amigo Zezico — um exemplo para todos nós, que Deus o abençoe e se tiver mais gente igual por lá, que venham todos. São muito bem-vindos.
CASOS E HISTÓRIAS PITORESCAS DE ARAGUARI
Dizem que o Zé é uma cobra, tem uma língua maliciosa e ferina, mas é um ótimo professor, todos que convivem com ele são “botizados” e se transformam em águias.
Certo dia fui convidado para tomar café em sua casa e sua esposa, dona Isabel, se desdobrava para me agradar, trouxe bolo, rosca, pão, doce de leite, queijo fresco e um café fumegante.
Enquanto eu me deliciava, ouvimos pela TV a notícia de um acidente em que um idoso quase morreu queimado em um incêndio e foi salvo pela mulher que chegou na hora.
Aí o Zé piscou pra mim e falou:
“-Isabel, se fosse eu você me salvava?”
Ela olhou pra ele, deu aquele sorriso maroto e respondeu:
“-Depende.”
Ele fez uma cara de espanto e questionou:
“-Do que?”
Então dei a maior gargalhada da minha vida quando ela disse:
“-Só mesmo se o cartão de crédito estiver em seu bolso.”
Ver o Zé com cara de tacho não tem preço. Quem não tem dinheiro…
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Festival faz sucesso em 13 municípios ter, 23 de junho de 2026
- Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal ter, 23 de junho de 2026
- América vence e é o único com 100% de aproveitamento ter, 23 de junho de 2026
- Exército encerra estágio de meio ambiente com foco em sustentabilidade e gestão ambiental ter, 23 de junho de 2026
- Programa Minha Casa, Minha Vida abre cadastramento em Araguari a partir de hoje ter, 23 de junho de 2026
- Araguari Vôlei EVA estreia no Campeonato Mineiro Regional AR1/FMV 2026 ter, 23 de junho de 2026
- Prefeitura aplica 500 doses no Dia D de Vacinação realizado neste sábado em Uberlândia ter, 23 de junho de 2026
- Homicídio tentado no Novo Horizonte com homem esfaqueado e agressor atropelado ter, 23 de junho de 2026
- Kubanacan goleia Neo Sport e conquista o bicampeonato ter, 23 de junho de 2026
- Arena Bosque 26 recebeu mais de 100 atletas para a disputa da 2ª etapa ter, 23 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...
Boa historia do primo, Adelino.
Abraços,
Baltazar Luas