Segunda-feira, 22 de Abril de 2024 Fazer o Login

Cantinho do Mario – Histórico Colégio Tiradentes de Araguari

sáb, 25 de agosto de 2018 05:59

Abertura-cantinho

A criação do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, em nossa cidade, traduz o esforço contínuo e o sonho de oficiais, praças, servidores civis e de toda a família militar, policial e bombeiro, que integra a área de atuação do 53º BPM.

Sendo assim, o CTPM – Unidade Araguari foi instalada graças ao esforço e luta do comandante da Unidade, Tenente Coronel PM Adriano César Ribeiro Araújo, que além de fundador, é o seu primeiro Diretor Administrativo, tendo como comandante do CTPM Araguari, o 1º Tenente PM Ivanir Clementino de Brito e como Diretor Pedagógico, o senhor Ademir José de Oliveira.

Histórico Colégio Tiradentes de Araguari

Histórico Colégio Tiradentes de Araguari

 

Com a publicação da Resolução nº 4618, de 31 de outubro de 2017, foi criado o Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, Unidade Araguari, posteriormente obteve da Secretaria de Estado de Educação a autorização para seu pleno funcionamento, cuja publicação se deu no Diário Oficial conforme Portaria 02, de 02 de fevereiro de 2018.

Está situado na rua Professor João Batista da Costa, 54, bairro Maria Eugênia, CEP 38.441-121, Araguari/MG.

Em 5 de fevereiro de 2018, realizou-se o antigo sonho dos militares estaduais com o início das atividades escolares do Colégio Tiradentes de Araguari. Atualmente conta com 233  alunos, distribuídos no Ensino Fundamental (1ª a 8ª série), sendo oito turmas, quatro de manhã, 5º ao 8º ano, e quatro a tarde do 1º ao 4º ano.

Os processos pedagógicos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais são alicerçados por vasto conjunto de fundamentos e valores, individuais, sociais e institucionais que orientam o trabalho educativo, destacando-se, dentre outros: ética, política, estética militar, legalidade, moralidade, liberdade, lealdade, patriotismo, hierarquia, disciplina, espírito de justiça, civismo, solidariedade, respeito, atenção à família, autodomínio, acatamento às normas, respeito aos costumes e tradições da PMMG.

Uso do Uniforme (farda):

– Uniforme do CTPM é a vestimenta padronizada e regulamentada em documento específico emitido pela DEEAS. O uniforme do CTPM é um dos principais símbolos que representam a instituição, reflete valores, tradição, contribui para a elevação da autoestima, solidifica a hierarquia e a disciplina e potencializa a postura daqueles que o utilizam. E, sobretudo, transmite subjetivamente, um ideal de igualdade entre todos os alunos, independentemente de origem ou condição.

A ação educacional desenvolvida no CTPM é pautada por valores, costumes e tradições da PMMG, a fim de permitir aos alunos desenvolver atitudes e incorporar valores familiares, sociais e patrióticos, que lhes assegurem um futuro de cidadão, cônscio de seus deveres, direitos e responsabilidades.

Assim, se inicia a história do CTPM em Araguari, cuja finalidade é efetivar o processo de apropriação do conhecimento, respeitando os dispositivos Constitucionais Federais e Estaduais, a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Conselho Estadual de Educação.

Este sim foi um presente para nossa cidade, um colégio que fará a diferença e sem dúvida tem tudo para ser imitado.

A cidade de Araguari agradece o empenho dos militares que tornaram realidade este empreendimento. Um super abraço aos meus amigos do 53º Batalhão de Polícia Militar.

2 Comentários

  1. Julio disse:

    Parabéns à todos que se esforçaram para vir essa escola militar para Araguari.

  2. Anônimo disse:

    Esse nome do diretor pedagógico não me é estranho apesar que existem muitas pessoas com o mesmo nome. Seria o meu colega de faculdade, na qual nos formamos naquela importante disciplina em que se estuda o passado para compreender o presente.

Deixe seu comentário: