Segunda-feira, 22 de Abril de 2024 Fazer o Login

Cantinho do Mário – Eliane Guimarães Carrijo

sáb, 26 de outubro de 2019 05:12

Abertura-cantinho

Natural de Araguari, nascida aos 3 de novembro. Pais: Oswaldo Fernandes Carrijo e dona Clita Guimarães Carrijo. Solteira. Filha: Carla, Enfermeira.

Passou a infância e juventude em Araguari. Fez o primário nas Escolas Estaduais: Isolina França Soares Torres e Professor Antônio Marques. Formou-se em Psicologia pela Uniube em 1985. Em 5.8.1988, foi contratada pela prefeitura de Araguari como Psicóloga juntamente com outros profissionais da área.

Na época, não havia em Araguari um serviço de saúde mental, então o prefeito, atendendo aos apelos da população, decidiu criar um novo programa na secretaria de Saúde e contratou diversos profissionais da área de Psicologia.

Eliane Guimarães Carrijo

Eliane Guimarães Carrijo

Houve muita dificuldade inicialmente para implantação do Programa por falta de local adequado, assim foram distribuídos pelas Unidades de Saúde Municipais.

Naquela época os casos mais graves eram encaminhados para outras cidades aumentando mais ainda o sofrimento dos pacientes e suas famílias. Depois de algum tempo foi construído o Ambulatória Municipal de Saúde.

A Eliane assumiu o Serviço de Prevenção e Tratamento da Aids. Participou da gestão da secretaria de Saúde e outras. Conheço há algum tempo, me impressiono com sua dedicação e amor ao trabalho e ao ser humano. Ama sua profissão como ninguém.

Estamos sempre vendo a Eliane se envolvendo quase vinte quatro horas com seus pacientes. Em uma de nossas conversas quando a questionamos sobre sua dedicação aos pacientes ela me disse: -“Amo minha profissão, me realizo ao levar esperança às pessoas e principalmente, quando reencontram um motivo para viver e voltam a ser felizes.”

Muito sincera, de pouca conversa e muita ação. É uma benção na comunidade. A cidade deve muito a ela; não creio que faça apenas a sua obrigação, foi muito além e continua trabalhando. Ela era convidada para participar de Sipats, programas de Prevenção a Aids de empresas e outros, fazendo palestras sobre o assunto.

Ser da área de Saúde é realmente um dom, pois não é fácil ver o sofrimento alheio e não se deixar abater. Afinal, você precisa estar sempre preparado para dar uma palavra de ânimo para quem precisa. Os remédios são realmente importantes, mas o poder de um bom atendimento também ajuda na cura!

Um super abraço a Eliane e a esses bravos profissionais da Saúde de Araguari.

CASOS E HISTÓRIAS PITORESCAS DE ARAGUARI

Trabalhei em uma Empresa de energia elétrica antiga aqui em Araguari. E lá havia um funcionário que, todo dia depois do almoço, ia direto ao enorme filtro de barro se servia de um belo copo d’água, arrotava na frente de todos. E dizia:

-“O pernil que comi estava salgado, o frango estava apimentado etc. etc.” Seus colegas ficavam com os olhos compridos porque seus salários minguados não davam pra aquelas coisas.

O Zé, cansado daquilo tudo, resolveu aprontar. Encheu o filtro de Sal de Glauber e esperaram o fanfarrão.

Não demorou. Bebeu um baita copo d’água, arrotou e contou vantagens. Algum tempo depois se sentiu mal não deu tempo nem de chegar ao WC, vomitou tudo que havia comido.

Os amigos curiosos foram conferir: chuchu, abóbora, arroz e feijão.

Nunca mais o falador abriu o bico, não bebia nem água. Sua história ficou famosa em todos os departamentos da empresa cuja matriz era em São Paulo, Capital.

É isso mexe com o Zé.

Quem não tem dinheiro…

MÁRIO F. S. JÚNIOR

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: