Segunda-feira, 22 de Abril de 2024 Fazer o Login

Cantinho do Mário – Educandário da Criança

sáb, 26 de maio de 2018 05:43

Abertura-cantinho

Localizado na rua, Gonçalves Dias, 281, Bosque, Araguari – MG, 38440-120, fone 3241-3695. Foi idealizado em 1946, pelo Padre Elói Kee, holandês radicado no Brasil e apoiado por Custódio Pereira.

Ele observou a mudança política no Brasil que estava deixando de ser uma nação rural e que os pais abandonavam as roças em direção a cidade em busca de emprego.

Educandário da Criança

Educandário da Criança

 

O crescimento dos centros urbanos havia causado um problema social grave, muitas crianças eram deixadas nas fazendas para serem cuidadas por padrinhos, tios e parentes que viam nelas uma força a mais para produção e manutenção das terras.

Padre Elói percebeu o drama criado por essa transformação social e pensou na construção de um orfanato que pudesse abrigar crianças do sexo feminino que, sem dúvida, estariam em situação de risco e seriam as maiores prejudicadas. Procurou mobilizar a Sociedade São Vicente de Paulo e a comunidade em geral para o problema.

Determinado e dinâmico conseguiu a aprovação no dia 20 de maio de 1946, de uma comissão pró construção do Educandário que ficou assim constituída: presidente Assad Saad; vice-presidente Antonio Lemos da Silva; 1º secretário Augusto Costa; 2º secretário Belizário Rodrigues da Cunha; tesoureiros: Augusto Costa e FaridAbud.

A construção seria feita em um terreno de doação da igreja Matriz do Senhor Jesus da Cana Verde. O Educandário além do trabalho realizado de assistência com as crianças, também serviu para determinar definitivamente a estada das Irmãs de Caridade em Araguari.

O Padre Elói não pode ver seu trabalho realizado, foi transferido e em seu lugar veio o Padre Ambrósio. Antes da inauguração haviam vinte crianças morando na “Vila dos Pobres”.

No ano de 1989, mudou a rotina do Educandário e a título de experiência, foram matriculados vinte e um garotos.O Educandário foi inaugurado em 20 de maio de 1951. Tinha como objetivo amparo e instrução primária, formação profissional e religiosa de 65 meninas carentes, órfãs ou desamparadas entre 5 e 14 anos de idade em regime de internato.

Atualmente o Lar da Criança tem como objetivo prestar assistência a 100 crianças e adolescentes carentes na faixa de 04 a 14 anos de idade em regime de apoio sócio educativo em meio aberto no horário complementar à escola que frequentam a fim de que seus pais possam trabalhar fora do lar.

Atualmente o Educandário teve de reduzir muito o número de crianças atendidas devido a necessidade de reforma que ainda não foi concluída. Está atendendo 60 crianças.Para isso conta com a ajuda do município com 2 monitoras.

O educandário paga as demais despesas  com a ajuda de amigos e benfeitores.Tem  4 funcionários e 4 religiosas que compõem a atual diretoria,sendo:Irmã Maristela (presidente),Irmã Edilamar ( vice-presidente),Irmã Auxiliadora (secretária) e Irmã Olquimei (tesoureira).

Me emociono diante da grandeza do coração deste padre que via além de seu tempo e das irmãs dedicadas à caridade. Este é um trabalho que faz a diferença voltado ao crescimento do ser humano. O incrível é o ideal, o amor destas pessoas, nenhuma tem salário ou ambições políticas, apenas cumprem o mandamento “Amar o próximo”, que é semelhante ao primeiro “Amar a Deus” segundo Jesus, que é a base da salvação da alma humana. O resto é enrolação. Um beijo no coração da Irmã Maristela que tornou possível esta coluna e de suas companheiras de ideal, fé e apostolado.

Que Nosso Senhor Jesus Cristo as cubram de bênçãos.

CASOS E HISTÓRIAS PITORESCAS DE ARAGUARI

Esta semana não publicarei o causo. Deixo aqui meu pedido de desculpas a minha querida amiga SELMA PARREIRA DE MELO que trabalha no Supermercado União e que foi denominada,erroneamente,  SELMA PEREIRA DE MELO na última edição.

MÁRIO F. S. JÚNIOR

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: