Segunda-feira, 22 de Abril de 2024 Fazer o Login

Cantinho do Mário – Darli Jeová do Amaral

sáb, 8 de fevereiro de 2020 05:03

Abertura-cantinho

Natural de Araguari, nascido aos 17 de junho. Filho de Jesus Jeová do Amaral e Geralda Duarte Amaral. É casado com a senhora Vanda Maria Monteiro Amaral. Filhos: Luciana Monteiro Amaral – Juíza de Direito; Gustavo Monteiro Amaral – Advogado Tributarista e Lucas Monteiro Amaral – Cantor.

Sua estada inicial em Araguari foi bem curta, pois os pais o levaram para a pequena, porém aconchegante Grupiara, constituindo-se também, ao longo do tempo, sua terra natal.

Darli Jeová do Amaral

Darli Jeová do Amaral

 

Incentivado pelos pais, dedicou-se desde cedo aos estudos. E foi na Escola Reunidas em Grupiara que tudo começou.  Da inesquecível Escola Reunidas, onde completou o curso primário, Darli seguiu para o saudoso Colégio Regina Pacis em Araguari. Depois ingressou na Escola Estadual Professor Antônio Marques, instituição em que concluiu o primeiro ano clássico, atual ensino médio.   Como havia traçado o caminho em busca de seus sonhos e desejos, ao completar 19 anos seguiu para São Paulo, o maior centro do país.

A dedicação ao trabalho e invejável determinação em busca de suas aspirações, fizeram Darli Amaral conquistar cargos em conceituadas empresas de renome nacional, sendo elas: Companhia Comercial de Vidros do Brasil; General Elétric e Douglas Radioelétrica. Foi na General Elétric sua oportunidade para realizar um importante curso sobre contabilidade, controle de custos e gerência empresarial, o Business Trayning Course.  Pouco depois, promoveu a implantação do sistema de custos na empresa Douglas Radioelétrica.

Seguindo seus sonhos e decidido a atingir novas metas, Darli Amaral, não satisfeito na cidade de São Paulo, mudou-se para Goiânia, onde iniciou o curso de Direito na Pontifícia Universidade Católica de Goiás e começou a trabalhar na Cical S/A – Indústria e Comércio, nas funções de contador e gerente financeiro.

Convidado para trabalhar na Esso Brasileiro de Petróleo, transferiu-se para a cidade de Uberlândia, local em que concluiu, na Universidade Federal (Ufu), o curso de Direito.

Voltou para Goiânia e graduou-se em Administração de Empresas na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Sua passagem por Goiânia foi reconhecida pelos relevantes serviços prestados como assessor jurídico da Associação Comercial e Industrial de Goiânia e como diretor administrativo e financeiro da Albuquerque Ferreira Veículos S/A.

Passou também pelas empresas Arte Propaganda S/A e Eletro Foto Baroni Ltda, como diretor administrativo e financeiro.  Mais tarde, foi aprovado no concurso público para a Secretaria da Receita Federal como auditor fiscal e, ao longo de 30 anos de uma extensa folha de serviços prestados, exerceu as funções próprias de auditor fiscal, supervisor de grupo de fiscalização, assistente de delegado, delegado substituto e delegado.

Monitorou curso de auditores fiscais e foi presidente da DS Uberlândia do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal. Paralelo às suas atividades profissionais, ainda encontrou tempo para aprimorar mais seus conhecimentos e pós graduar-se em Administração Tributária pela Escola Superior de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda (ESAF) e em Direito Empresarial, na Universidade de Uberaba.

Determinado, dedicado e ousado, Darli Amaral, após sua aposentadoria, passou a militar nas áreas tributária e comercial, instalando escritórios de advocacia em vários pontos do território nacional: Porto Velho, Salvador, Manaus, Brasília, Goiânia, Anápolis e Araguari.

Nestes lugares, consolidou sua carreira ao formar vasta carteira de clientes composta por empresas renomadas e personalidades ilustres do cenário nacional.

Mesmo totalmente envolvido com a advocacia, juntamente com seu filho Gustavo, passou a se dedicar a uma grande paixão: o jornalismo. O amor por esse ofício, que começou tímido, apenas com uma participação societária, foi crescendo e, aos poucos, fez com que se tornasse o maior empresário da área de Comunicação de Araguari, sua terra natal.

Em 1999, registrou sua participação na Eical –  Empreendimentos Independentes de Comunicação de Araguari Ltda. Depois, assumiu o controle do Jornal Diário de Araguari, ao lado de outros dois sócios.  Quatro meses depois, assumiu uma nova empreitada: a administração da Gazeta do Triângulo, o mais antigo jornal de Araguari. Devido à frágil saúde do saudoso libanês Afif Rade, seu diretor e proprietário, o jornal mais querido e tradicional da região iria sair de circulação. E foi em dezembro daquele ano que Araguari recebeu o jornal, com praticamente sete décadas de existência, de cara e linha editorial totalmente novas.

Com circulação semanal, a Gazeta do Triângulo passou a ser distribuída três vezes por semana e, em poucos meses, tornou-se um jornal diário. Sob os olhares do novo diretor e proprietário, o número de páginas foi aumentado, o layout ganhou uma cara mais moderna e o número de clientes e assinantes cresceu.

O novo jornal tomou conta da cidade, mostrando outra fase do jornalismo local, conquistando cada vez mais a aprovação do leitor. Um ano depois, em 2008, mais uma grande conquista: o site da Gazeta do Triângulo (www.gazetadotriangulo.com.br)  que leva para o mundo as informações de Araguari e região.

Intensificando ainda mais a área da comunicação, foi criado pelo empresário o programa “Gazeta na TV” veiculado diariamente no Canal 15, apresentava para a região os principais fatos do município.

Tanta informação e dons encontrados em um só homem impossibilitam uma definição exata. Enorme é a sua folha de serviços prestados às cidades por onde passou; às pessoas com quem conviveu e a este mundo que o recebeu de braços abertos.  Contador, advogado, administrador de empresas, empresário da comunicação, quantas faces! Porém, o mais importante de tudo isso é a pessoa em quem Darli Amaral se transformou.

Mais do que um trabalhador dedicado, incansável na realização dos seus sonhos e na luta pelo desenvolvimento de sua cidade, seu espírito o torna diferente e especial. E conseguir ser esta pessoa, que se destaca por virtudes como a bondade e a fé, talvez tenha sido um dos seus principais feitos ao longo da vida. Por isso meu amigo Darli é chamado: o advogado e empresário da Comunicação.

Creio que as coisas não aconteçam por acaso, não acredito em milagres, mas confio nos homens de boa vontade. Sinto-me orgulhoso em poder chamar de amigo uma pessoa dinâmica como ele. Ainda bem que nasceu aqui em Araguari e por aqui ficou.

Um super abraço a ele e seus familiares.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: