Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa no dia 23 de abril

qui, 12 de abril de 2018 05:06

Da Redação | Com Assessoria

Secretaria de Estado de Saúde confirmou um caso de influenza por H1N1 no município

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou, nessa segunda-feira, 9, que esse ano foram registrados doze casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocados pelo vírus da influenza em Minas Gerais. Segundo os dados do órgão, em Araguari um caso de influenza por H1N1 foi confirmado.

Imunização também pode ser adquirida em laboratórios da rede privada

Imunização também pode ser adquirida em laboratórios da rede privada

 

De acordo com os dados da Secretaria de Estado, esse ano foram registradas 348 notificações de SRAG, sendo que 222 tiveram amostras coletadas e os resultados apontaram que doze dos casos foram causados pelo vírus da influenza. Dentre os casos confirmados, dez foram causados pelo tipo A, sendo oito deles o vírus H3N2 e outros dois por H1N1.

A Secretaria de Estado informou que os casos de H3N2 foram registrados em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Uberlândia e Varginha; os casos de H1N1 em Araguari e Juatuba; e um caso de influenza B em Juiz de Fora.

Esse ano, a campanha de vacinação contra a gripe terá início no dia 23 de abril, e a dose trará imunização contra o vírus H3N2, que provocou uma epidemia nos Estados Unidos, atingindo 47 mil pessoas no início desse ano.

A imunização é disponibilizada entre os meses de abril e maio, para que a população esteja protegida em junho, período em que o vírus circula com mais intensidade. O Ministério da Saúde informou que as doses serão oferecidas gratuitamente para crianças de seis meses a cinco anos de idade; gestantes; puérperas; idosos; profissionais de saúde; professores da rede pública ou privada; portadores de doenças crônicas; povos indígenas; e pessoas privadas de liberdade.

As doses também estão disponíveis em laboratórios da rede privada e podem ser adquiridas por um preço médio de R$ 130. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar, os planos de saúde não são obrigados a oferecer e cobrir a vacina contra a gripe.

A transmissão do vírus influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada (falar, tossir, espirrar ou pelas mãos) e os sintomas são o aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. Em situações mais graves, há dificuldade respiratória e necessidade de hospitalização. Nesses casos, é obrigatória a notificação às autoridades de saúde.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: