Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Campanha de vacinação contra a gripe tem início em Araguari

sáb, 30 de abril de 2016 08:22

Da Redação

Imunização será oferecida nas unidades de saúde até o dia 20 de maio

A campanha de vacinação contra a gripe tem início nesse sábado, 30, com o Dia “D” da mobilização nacional para a imunização contra a doença. As doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e zona rural.

Pessoas alérgicas a ovos não podem tomar a vacina

Pessoas alérgicas a ovos não podem tomar a vacina

 

De acordo com a coordenadora do departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde, Maria Lúcia Hirono, a vacinação será promovida nesse sábado em todas as unidades de saúde, das 8 às 17h. “Inclusive, instalamos um posto de vacinação no Portal dos Ipês I, no Centro Municipal de Educação Infantil ‘Vanda Pieruccetti’, pois o bairro ainda não possui uma unidade de saúde”.

A mobilização também acontece na zona rural da Contenda e nas unidades de saúde de Piracaíba e Amanhece. “Em Piracaíba e Amanhece a imunização também continuará a ser aplicada durante a semana, porém, a vacinação na Contenda ocorre apenas nesse sábado. Caso os moradores do local não compareçam, poderão ser vacinados posteriormente nas unidades de saúde do município”.

Segundo a coordenadora, a população a ser imunizada em Araguari é de 28.266 pessoas, além dos profissionais da área de saúde. “A meta do governo é que 80% dessas pessoas sejam vacinadas, sendo que os grupos prioritários são crianças entre seis meses e cinco anos de idade, gestantes, mulheres com período de até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas (respiratórias, pulmonares, cardíacas e doenças imunodepressoras) e idosos a partir dos 60 anos”.

A coordenadora comenta que a população tem buscado a vacina desde o início de março. “Devido aos casos de Influenza em São Paulo, recebemos muitas ligações. Acredito que a população está bastante alerta e a procura pela vacina será grande. A campanha acontecerá até o dia 20 de maio e, caso haja baixa cobertura nos municípios, esse prazo pode ser prorrogado por mais dez dias”.

Os interessados que fazem parte dos grupos prioritários poderão ser vacinados durante a semana nas unidades de saúde. “A população não pode esquecer-se de levar o cartão de vacina. Além disso, os portadores de doenças crônicas e as mulheres com período de até 45 dias após o parto deverão apresentar comprovante médico. É importante lembrar também que os alérgicos a ovos não podem tomar a vacina. É uma situação muito rara, que acontece em uma a cada 100 mil pessoas”.

Lúcia Hirono comenta que a população deve tomar cuidados específicos para evitar a transmissão da gripe, como higienização, hidratação e boa alimentação. “Estamos em um período de enfrentamento de vários tipos de vírus, então, também é importante permanecer em locais mais arejados, evitar aglomeração de pessoas e não ficar próximo de quem está gripado”. A população também deve ficar atenta aos sintomas da gripe. “A gripe começa com sintomas de um simples resfriado, mas com esses três tipos de vírus circulante no Brasil, a possibilidade de haver complicações dos sintomas é muito grande”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: