Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Campanha de vacinação contra a gripe é iniciada em Araguari

qua, 23 de abril de 2014 01:49

MEL SOARES – Começou na tarde de ontem, 22, a campanha de vacinação contra a gripe em Araguari, que se estende até o dia 9 de maio em todo o país.

A meta da secretaria municipal de Saúde é imunizar 27.800 mil pessoas dos chamados “grupos prioritários”, ou seja, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (6.090 mil), idosos com 60 anos ou mais (14.529 mil), trabalhadores da saúde, os quais assistem pacientes com problemas respiratórios, (2.165 mil), gestantes (1.016 mil), mulheres com até 45 dias após o parto (167),  portadores de doenças crônicas de 5 a 59 anos 11 meses e 29 dias (3.834), povos indígenas, presos e funcionários do sistema prisional.

O casal de 82 anos de idade, Severino Albino de Lucena e Maria do Carmo Lucena, recebe a vacinação no primeiro dia da campanha. Fotos: Gazeta do Triângulo

O casal de 82 anos de idade, Severino Albino de Lucena e Maria do Carmo Lucena, recebe a vacinação no primeiro dia da campanha. Fotos: Gazeta do Triângulo

Conforme entrevista com a coordenadora do departamento de Epidemiologia, Lúcia Hirono, todas as unidades de saúde, das 8 às 17h, incluindo a unidade no conjunto habitacional Monte Moriá estão atendendo a demanda, que prevê a cobertura de 80% de cada faixa etária, que foi contemplada no ano de 2013.

Em entrevista Lúcia Hirono afirmou que em Araguari, o diagnóstico de todos os casos notificados do vírus foi negativo e todos inseridos nos grupos devem receber a imunização anualmente, não se esquecendo de levar o cartão de vacinação.

Na tarde desta terça-feira, a reportagem esteve no CAE (Centro de Atendimento Especializado), que também está oferecendo a vacinação.

A jovem Geovana Guirelli Borges de 12 anos de idade (inserida no grupo de doenças crônicas) todos os anos é levada pelos pais para receber a vacina.

O casal Severino Albino de Lucena e Maria do Carmo Lucena, ambos com 82 anos de idade também esteve presente no primeiro dia da campanha e fazem questão de aderir à campanha, que segundo eles, colabora para qualidade de vida.

Imunização e dia ‘D’

A imunização protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. As doses devem ser aplicadas antes do período de inverno, estação mais propícia para propagação do vírus.

Conforme informações de Lúcia Hirono, o dia “D” da campanha, dia nacional de mobilização acontece neste sábado, 26, com a vacinação disponível em todos os postos de atendimentos das 8 às 17h.

Segundo o ministério da Saúde, serão distribuídas neste ano 53,5 milhões de doses da vacina para os 65 mil postos de saúde. De acordo com a pasta, a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonia e de 39% a 75% os índices de mortalidade por influenza.

1 Comentário

  1. Rose disse:

    Esperamos q.reduzir o numero de hospitalizações por pneumonia.E os índices de mortalidade por influenza

Deixe seu comentário: