Segunda-feira, 24 de Março de 2025 Fazer o Login

Campanha de vacina contra a raiva em cães e gatos continua no fim de semana

qui, 24 de setembro de 2015 08:37

Da Redação – Com assessoria

Proprietários tem até o dia 3 de outubro para imunizar animais; até o momento, secretaria de Saúde alcançou quase 70% da meta de vacinação

Mais uma etapa da campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos será realizada no próximo sábado nos bairros Goiás Parte Alta, Conjunto Mauá, São Sebastião, Vieno, Jóquei Clube, Santiago, Santa Terezinha, Miranda, Ouro Verde, Portal do Cerrado, Paraíso, Paineiras e Sibipiruna. A vacina é gratuita e está disponível em diversos pontos espalhados nos referidos bairros no próximo sábado, 26,  entre 8 e 17h.

Em todo o país, municípios tem se mobilizado para combater a raiva em cães e gatos

Em todo o país, municípios tem se mobilizado para combater a raiva em cães e gatos

 

A campanha na zona rural é feita de porteira em porteira, realizada com quatro equipes. A meta é visitar seis mil imóveis, sendo cada equipe responsável por 1.500 imóveis na zona rural.  Na cidade, a vacinação é realizada aos sábados nos bairros, em diversos pontos fixos e sinalizados, com equipes treinadas para esse tipo de ação.

Nos dias 12 e 19 e nas visitas em zona rural, foram vacinados 12.443 animais, de um total de 16.679, que é a meta a ser atingida. “Ou seja, vacinamos 68,49% dos animais do município, tanto urbanos quanto rurais. A vacinação ainda prossegue até dia 3 de outubro”, ressaltou Wellington Colenghi, coordenador do Departamento de Zoonoses da secretaria municipal de Saúde.

A vacina é recomendada para cães e gatos que tenham mais de três meses de idade. Caso os animais estejam doentes ou debilitados, os proprietários precisam aguardar a melhora deles. Não há contraindicação para animais gestantes e em fase de amamentação.

No ano passado, a campanha não foi realizada porque o Ministério da Saúde não liberou as vacinas. Neste ano, Araguari recebeu 21 mil doses.

É fundamental o apoio dos donos para ajudar a conter os animais. Os vacinadores são treinados para a aplicação, mas os donos devem levar a focinheira e prender bem os animais para evitar tumultos, uma vez que haverá cães e gatos no mesmo local”.

2 Comentários

  1. antonio disse:

    Minha preocupação é com os animais que vivem soltos nas ruas, sem dono, e que a prefeitura não recolhe, e não recebem as vacinas.

  2. Antonio calais disse:

    gostaria de saber, se onde eu moro aqui proscimo ao motel sequisabe uniao industria vai ter algum ponto de vacinaçao procimo aqui tem muitos moradores todos tem cachorro e gatos..

Deixe seu comentário: