Terça-feira, 03 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Câmeras de videomonitoramento auxiliam o trabalho da Policia Militar no município

sex, 12 de julho de 2024 09:35

Da Redação

O sistema de videomonitoramento visa auxiliar o trabalho da PM
Divulgação

Uma sala de videomonitoramento da Polícia Militar é crucial para a segurança pública, permitindo o acompanhamento em tempo real de áreas estratégicas e vias públicas através de câmeras avançadas. Os operadores usam as imagens para detectar atividades suspeitas, monitorar eventos e coordenar respostas policiais imediatas. Além de prevenir crimes, o sistema facilita investigações com registros visuais precisos para uso judicial. A presença dessas tecnologias dissuade ações criminosas e aumenta a sensação de segurança pública. A integração com reconhecimento facial e análise de comportamento amplia a capacidade de resposta em emergências, modernizando o policiamento urbano de maneira eficaz e adaptável às necessidades contemporâneas.

Em junho, o 53º Batalhão de Polícia Militar inaugurou uma Sala de Videomonitoramento, que conta com 51 câmeras de vigilância, permitindo o acompanhamento em tempo real de áreas estratégicas, vias públicas, pontos de interesse e locais com alta incidência criminal. A partir das imagens captadas, os operadores podem detectar atividades suspeita.

“Hoje estamos com uma quantidade relevante de câmeras na nossa zona urbana, câmeras com inteligência artificial que possibilitam diversos tipos de recursos e ferramentas de busca e pesquisa, de acordo com características de roupas, cores de veículos, placas de veículos; através do nosso sistema, que é integrado com bancos de dados nacionais, nós temos acesso a diversas informações relacionadas a veículos, produtos de furto ou roubo, ou utilizados na prática criminosa”, disse o tenente Rogério.

É bom mencionar que, as câmeras captam as placas de todos os veículos que passam por elas, essas informações são transmitidas para o sistema de dados, se o veículo tiver alguma ocorrência de furto, roubo, entre outras; será emitido um alerta para a Policia Militar, para que sejam todas as providências sejam tomadas.

“Uma cidade monitorada é uma cidade segura. Às vezes a população acha que está sendo vigiada, se sentindo constrangida; mas nós temos que observar isso sobre o aspecto da segurança pública. Todos nós somos clientes desse serviço. Se por ventura algum de nós [policiais] vier a ser vítima de crime, em que há a utilização de algum veículo, esse sistema irá ajudar as equipes nas ruas e trazer mais qualificação na prestação se segurança pública”, destacou o tenente.

Recentemente, foi recuperado um veículo do interior de São Paulo, onde as câmeras de videomonitoramento alertaram que ele era produto de furto. “Houve uma integração das polícias de São Paulo, de Goiás e de Minas Gerais, com a utilização do sistema com inteligência artificial; onde atuamos na prevenção e na repressão qualificada”, esclareceu o tenente Rogério.

Ressalta-se que, tudo acontece em tempo real, onde o policial tem acesso à rede de rádio, desse modo, assim que ele visualiza algum ato suspeito, ou veículo que tenha sido utilizado na prática criminosa, repassa de imediato para as viaturas da área, para fazerem a abordagem, constatar a situação e realizar a prisão.

Além disso, as câmeras captam motoristas infratores. De acordo com o tenente isso é algo que está sendo aperfeiçoado, mas sendo constatada a irregularidade, por alguma câmera, haverá o registro e posteriormente poderá ser realizado a auto de infração de trânsito. “Em operações de trânsito, essas câmeras irão possibilitar que

os policiais façam filtros de indivíduos com suspensão ou algum tipo de pendência, isso possibilitará uma autuação mais qualificada”, finalizou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: