Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Câmara aprova mudanças de nomes de ruas em Araguari

qua, 14 de abril de 2021 08:02

Da Redação

Nesta terça-feira, 13, no período da manhã, foi dado início à reunião semanal ordinária que acontece no plenário da Câmara Municipal, quando os vereadores de Araguari realizam a sessão ordinária e podem exercer suas funções como parlamentares.

Vereadores reunidos para sessão legislativa ordinária nesta terça-feira, 13

 

Durante a apresentação de requerimentos, a vereadora Eunice Mendes (PSB) voltou a apresentar relevantes posicionamentos no que diz respeito aos temas sociais. Ela solicitou que o Poder Público realize um mapeamento de pessoas que se encontram em situação de rua ou de mendicância em Araguari, o que auxilia nos serviços de auxílio a populações em situações de vulnerabilidade na cidade. Além disso, a edil pediu que seja instalado um redutor de velocidade na avenida São Paulo, no bairro Goiás. Também requereu que a SAE (Superintendência de Água e Esgoto de Araguari) providencie reparos em toda a extensão da rua Sudário Rodrigues Gomes, também no bairro Goiás.

Ainda no tradicional uso da tribuna para requerimentos e posicionamentos, chamou atenção a fala do edil Cláudio Coelho (Solidariedade), quando enviou um ofício para o Executivo pedindo para que seja avaliada a possibilidade de conceder isenção de taxas para idosos quando do uso do estacionamento rotativa (Zona Azul). Para ele, é desrespeitoso cobrar de quem ajudou a manter os cofres públicos durante tantos anos. “São pessoas que contribuíram a vida inteira, e acredito muito que elas precisam ser isentadas. Têm cidades que não cobram de seus idosos, e aqui é essa falta de respeito com essas pessoas. Pedimos para que essa empresa [que é responsável pela Zona Azul] tenha bom senso”, disse o vereador.

A respeito da pauta da sessão, várias propostas foram votadas, a maioria delas se tratava de alterações de nomes de ruas e diplomas de honra ao mérito, que foram todas aprovadas. As ruas alteradas foram: rua Sete, localizada no loteamento Portal dos Ipês I, Bairro Ouro Verde, para Rua Ricardo Borges da Silva; rua A, localizada no Loteamento Residencial Jardim Jockey I, Bairro Santiago, para Rua Padre Wilson Falcomer; Área Verde n° 1, situada no Loteamento Residencial Vila Olímpica, Bairro São Sebastião, para Praça José Garcia Cardoso.

Além disso, foi concedido a José Sebastião Camargo o título de Cidadão Honorário de Araguari. Tal reconhecimento é dado a pessoas não naturais de nossa cidade, mas que aqui vieram morar e desenvolveram importantes atividades em prol do município.

 

Ainda na pauta, foram aprovados: Projeto de Lei nº 22 de 2021, de autoria do Executivo, que autoriza a abertura de crédito especial para a criação de dotações no vigente orçamento, objetivando atender despesas do REMAD – Fundo de Recursos Municipais Antidrogas, mediante anulação parcial de dotações, no valor de R$40.000,00 (quarenta mil reais); Projeto de Lei nº 21 de 2021, de autoria do Executivo, que autoriza o Município de Araguari a celebrar Termo Associativo com a Associação do Circuito Turístico Rota do Triângulo – IGR – Rota do Triângulo, visando o desenvolvimento do turismo regional; Projeto de Lei nº 27 de 2021, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Conselho do FUNDEB.

Já o Projeto de Lei nº 28 de 2021, de autoria do Executivo, que cria a Assessoria Técnica da Superintendência da Promoção da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e da Inclusão Social, promovendo a transformação de cargo de provimento em comissão, está sob pedido de vista e deve voltar à pauta nas próximas sessões. O projeto de resolução nº 2 de 2021, que aprova as contas da prefeitura de Araguari no exercício de 2019, consta como “matéria adiada por 15 dias” no site da Câmara Municipal, e deve voltar à apreciação após o prazo estipulado.

A próxima reunião ordinária deve ocorrer, como de praxe, na próxima terça-feira, 20.

2 Comentários

  1. Anônimo disse:

    SENHORES POBRES, VOCÊ QUER DIZER. Porque aqui na minha rua desce cada senhor com cada avião é de Mercedes pra fora. Na casa deles tem três carros.
    Negativo se a pessoa tem dinheiro não interessa a idade dela. Já imaginou não cobrar zona azul de um político ou empresário só porque ele tem Sessenta anos. Quem não pode pagar são as pessoas que ganham salário minimo, que usa o carro porque mora muito longe, um idoso que tem um carrinho velho, não consegue andar a pé e é assalariado do INSS. Tem gente nova que demora a se estabilizar na vida. Tem gente que já é aposentado de órgãos públicos e estão com os filhos formados, estão com o burro na sombra. Tem que cobrar para não encher as ruas centrais de carros. CARONA compartilhada entre amigos que trabalham na mesma repartição.

  2. Anônimo disse:

    Também uma pessoa que mora no centro da cidade e trabalha no centro, nem precisa ir de carro para o trabalho. Eu tenho vizinho que pega o carro para ir em uma repartição que fica a 100 metros para comprar apenas um produto.
    Para dar uma zona azul de graça tem que ter critérios.

Deixe seu comentário: