Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Câmara aprova emenda que impede servidores de ressarcir erário em pagamento único

qua, 26 de maio de 2021 08:14

Da Redação

Projetos foram apreciados na pauta da sessão nesta terça-feira, 25

Conforme foi pautado na 19ª sessão ordinária da atual legislatura, ontem, 25, projetos foram objetos de apreciação e os parlamentares municipais voltaram a apresentar seus tradicionais requerimentos.

Dentre os diversos assuntos abordados pelos vereadores durante a reunião, a saúde esteve em foco. A parlamentar Eunice Mendes (PSB) defendeu que pessoas com autismo (Transtorno do Espectro Autista) sejam incluídas como grupo prioritário na vacinação contra Covid-19, além de seus responsáveis e profissionais que trabalham no acompanhamento médico, terapêutico e rotineiros destinados a essas pessoas. Ainda no âmbito da saúde, Eunice apresentou requerimento para que os guardas do albergue municipal sejam vacinados contra a Covid-19. Segundo a vereadora, eles estariam expostos ao vírus diariamente no atendimento a pessoas em situação de rua e migrantes.

O presidente da Casa de Leis, edil Léo Mulata (Republicanos), apresentou uma solicitação ao Poder Executivo para que seja instalada uma iluminação mais eficaz no cemitério Municipal Bom Jesus, inclusive para o período noturno. O pedido vem ao tempo em que ocorreram violações em sepulturas no local, e a demanda foi apoiada por outros vereadores.

Na pauta da sessão foi aprovado o Projeto de Lei nº 38 de 2021, de autoria do vereador Giulliano Tibá (PSB), que modifica a denominação da Área Verde 03, localizada no Loteamento Residencial Jardim Botânico, bairro dos Bosques, para “Praça Jorge Cury”, por unanimidade.

Além disso, foi apreciado e aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 50 de 2021, proposto pelo Executivo, que dispõe sobre o parcelamento de débitos imputados a servidor público, decorrentes de reposições ao erário, em razão de decisão em processo administrativo, ou de débitos decorrentes de decisão condenatória definitiva de Tribunal de Contas. A proposta, entretanto, teve uma emenda supressiva em um trecho que determinaria que o pagamento fosse feito em parcela única, em desconto nos vencimentos do servidor. A supressão foi proposta pela vereadora Eunice Mendes, e teve um parecer contrário da Casa, mas foi aprovado em plenário. Agora, com a aprovação do projeto, o texto segue para sanção na prefeitura de Araguari, e o chefe do Palácio dos Ferroviários, Renato Carvalho (Republicanos), pode vetar a emenda.

Ainda, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 58 de 2021, proposto pelo Executivo, que estabelece o valor da consulta para os médicos psiquiatras, contratados mediante processo de credenciamento para atuarem na Saúde Mental, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a vereadora Deda Lima (PL), o valor que gira em torno de R$60 reais poderia ser maior, porém, a parlamentar não emendou o dispositivo.

Já o Projeto de Lei nº 60 de 2021, que autoriza o município de Araguari a realizar convênio com o estado de Minas Gerais, através da Polícia Militar, foi proposto pelo Executivo, e visa melhor operacionalidade de ações administrativas e operacionais da polícia, incluindo no trânsito e no policiamento ostensivo. O projeto foi aprovado por 15 votos, com ausência de um vereador no plenário. Ainda, o Projeto de Lei nº 61 de 2021, que autoriza a abertura de crédito especial no orçamento, visando atender as despesas do FMTT (Fundo Municipal de Trânsito e Transportes), proposto pelo Executivo, também foi aprovado por 15 votos.

5 Comentários

  1. Anônimo disse:

    No cemitério tem que colocar são guardas armados, de dois em dois e pagar bem, porque não é brincadeira passar à noite lá e câmeras também. Eu conheço uma senhora que pegou umas mudas, umas plantinhas lá e à noite não foi nada boa em sua casa. Na manhã do dia seguinte ela pegou tudo correndo e devolveu lá.

  2. Anônimo disse:

    Que coisa mais ridícula colocar nome de pessoa em uma área verde. Não seria mais adequado colocar nome de pássaros, animais, coisas que envolvem a natureza. Até o nome do loteamento é Jardim Botânico relacionado a plantas. Não seria melhor algo como Recanto dos pássaros. Scuse-me mas, deixe esse nome para ser colocado em uma rua. Sabemos que nomes relacionados à natureza não gera votos, até o Centro Comercial Alphaville estilo corrutela em Barueri, as alamedas têm nome de flores. Peça os moradores para escolher um nome adequado.

  3. Anônimo disse:

    Correção: Peça aos moradores.
    Se for muito tem que descontar de duas ou três vezes, mas se for pouquinho tem que ser de uma vez. Podia ter escrito relacionado ao que esses débitos, a faltas ou sei lá o que.
    Médico tem que ganhar bem, estudou, gastou, tem que especializar para não ficar com o diploma vencido e ai vai.

  4. Anônimo disse:

    Acabei de ver no face de Tupaciguara Terra da Mãe de Deus o hospital municipal maravilhoso que foi inaugurado lá em Dezembro.
    Será porque o nosso saiu atrapalhado, esquisito será que foi pra economizar dinheiro. Ainda bem que tem o Sagrada Família para ficar no lugar.

  5. anonimo velho disse:

    leitor defendendo guardas armados, dois por turno, e com altos salários no cemitério…… parece que está fazendo é lobbi para empresa que presta serviço, ou não ??????

Deixe seu comentário: