Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Câmara aprova convênio para instalação de multinacional na região

sex, 5 de setembro de 2014 01:54
Considerada uma das principais indústrias da América Latina, Duratex pode se tornar realidade nos próximos anos na região

Considerada uma das principais indústrias da América Latina, Duratex pode se tornar realidade nos próximos anos na região.
Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Araguari está entre os possíveis destinos da nova sede de uma multinacional na região. Além disso, a proposta parece ganhar novas proporções. Isso porque essa semana, a Câmara Municipal aprovou o projeto que autoriza um convênio entre cinco cidades capazes de receber o investimento.

O acordo consiste numa divisão dos recursos destinados pelo Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços (ICMS) a ser gerado pela Duratex, empresa voltada para a fabricação de painéis industrializados de madeira. A aprovação do Legislativo representa um avanço ainda maior para que a iniciativa se torne realidade. Ao menos, é o que defende o prefeito Raul Belém (PP).

Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, o chefe do Executivo enalteceu o investimento na região. Além disso, comentou sobre a possibilidade de Araguari se tornar palco da nova sede.

“Temos interesse e condições estruturais e de mão de obra para receber o investimento, além das melhorias para o ensino e as unidades de saúde. É uma empresa que vai gerar mil empregos diretos e certamente irá refletir um salto muito grande. Estivemos com o presidente da indústria, Antônio Joaquim, e esperamos encontrá-lo novamente para acertar os detalhes juntamente com as outras cidades”, explanou o prefeito.

Conforme apurou a reportagem, alguns municípios ainda não aprovaram a lei para a distribuição do ICMS, que prevê o importe de 40% do montante para a cidade escolhida como sede, além de 15% para cada localidade fornecedora dos produtos. Indagado sobre a situação, Raul Belém reforçou a valorização da região.

“A questão é que dependemos apenas dessa lei para ratificar ao Estado que os municípios entraram num acordo para a distribuição do ICMS. Trata-se de um formato que é pioneiro em Minas e esperamos avançar no processo, contemplando toda a região. Ainda pretendemos reunir outras vezes para definir os próximos passos, como a localização da sede e o início das obras, que devem ser inauguradas em 2016”, completou Raul Belém.

Com base na afirmação do chefe do Executivo, além de Araguari, o investimento equivalente a mais de R$ 1 bilhão envolve os municípios de Estrela do Sul, Nova Ponte, Romaria e Indianópolis. Se concretizada, esta será a primeira vez que a empresa ganhará representação na região.

DURATEX

Considerada uma das maiores fábricas da América Latina, a Duratex é controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú, sendo a principal produtora de painéis de madeira e pisos, louças e metais sanitários do hemisfério sul, além de aquecedores solares e chuveiros eletrônicos. Sediada em São Paulo, conta com 12 mil colaboradores, expandindo para Argentina, Estados Unidos e Europa. Ao todo, a empresa é detentora de 260 mil hectares, com florestas plantadas e áreas de conservação em Minas, Rio Grande do Sul e no território paulista.

3 Comentários

  1. Ana disse:

    Vamos aguardar para ver se vem mesmo, pois já foram tantas que tivemos essa notícia e depois ficou ” a ver navios”

  2. luciano disse:

    Vamos guardar pra ver, me lembro de uma montadora de carros elétricos, uma, uma, . . . . . . . . . . . . , Deus permita que dê certo esta. Nossa cidade tem potencial.

  3. marcos disse:

    E torcemos para que Araguari seja contemplada com essa indústria, porque até agora só vimos indústrias da promessa que já gerou mais de três mil empregos e melhor não falar instale e depois fale á noticia VERDADEIRA. Amamos nossa cidade. Pergunto tambêm e o SHOPING vai vir ou não ou é só mais uma das notícias.

Deixe seu comentário: