Câmara aprova convênio para instalação de multinacional na região
sex, 5 de setembro de 2014 01:54DA REDAÇÃO – Araguari está entre os possíveis destinos da nova sede de uma multinacional na região. Além disso, a proposta parece ganhar novas proporções. Isso porque essa semana, a Câmara Municipal aprovou o projeto que autoriza um convênio entre cinco cidades capazes de receber o investimento.
O acordo consiste numa divisão dos recursos destinados pelo Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços (ICMS) a ser gerado pela Duratex, empresa voltada para a fabricação de painéis industrializados de madeira. A aprovação do Legislativo representa um avanço ainda maior para que a iniciativa se torne realidade. Ao menos, é o que defende o prefeito Raul Belém (PP).
Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, o chefe do Executivo enalteceu o investimento na região. Além disso, comentou sobre a possibilidade de Araguari se tornar palco da nova sede.
“Temos interesse e condições estruturais e de mão de obra para receber o investimento, além das melhorias para o ensino e as unidades de saúde. É uma empresa que vai gerar mil empregos diretos e certamente irá refletir um salto muito grande. Estivemos com o presidente da indústria, Antônio Joaquim, e esperamos encontrá-lo novamente para acertar os detalhes juntamente com as outras cidades”, explanou o prefeito.
Conforme apurou a reportagem, alguns municípios ainda não aprovaram a lei para a distribuição do ICMS, que prevê o importe de 40% do montante para a cidade escolhida como sede, além de 15% para cada localidade fornecedora dos produtos. Indagado sobre a situação, Raul Belém reforçou a valorização da região.
“A questão é que dependemos apenas dessa lei para ratificar ao Estado que os municípios entraram num acordo para a distribuição do ICMS. Trata-se de um formato que é pioneiro em Minas e esperamos avançar no processo, contemplando toda a região. Ainda pretendemos reunir outras vezes para definir os próximos passos, como a localização da sede e o início das obras, que devem ser inauguradas em 2016”, completou Raul Belém.
Com base na afirmação do chefe do Executivo, além de Araguari, o investimento equivalente a mais de R$ 1 bilhão envolve os municípios de Estrela do Sul, Nova Ponte, Romaria e Indianópolis. Se concretizada, esta será a primeira vez que a empresa ganhará representação na região.
DURATEX
Considerada uma das maiores fábricas da América Latina, a Duratex é controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú, sendo a principal produtora de painéis de madeira e pisos, louças e metais sanitários do hemisfério sul, além de aquecedores solares e chuveiros eletrônicos. Sediada em São Paulo, conta com 12 mil colaboradores, expandindo para Argentina, Estados Unidos e Europa. Ao todo, a empresa é detentora de 260 mil hectares, com florestas plantadas e áreas de conservação em Minas, Rio Grande do Sul e no território paulista.
3 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- 53º BPM tem nova mudança de comando e Major Sobreira está novamente à frente da unidade ter, 10 de setembro de 2024
- Fase de grupos da Segunda Taça das Favelas do Triângulo acontece amanhã sex, 6 de setembro de 2024
- Incêndio é provocado dentro do Aeroporto em Araguari sex, 6 de setembro de 2024
- Ações positivas seguem sendo realizadas pela PRF na BR-050 sex, 6 de setembro de 2024
- Polícia Militar realiza operação contra o tráfico de drogas e prevenção de homicídios em Araguari sex, 6 de setembro de 2024
- Coluna: Da Redação (05/09) qui, 5 de setembro de 2024
- Coluna: Direito e Justiça (05/09) qui, 5 de setembro de 2024
- Prefeitura conclui atendimento de endoscopias e reforça necessidade de atualização cadastral qui, 5 de setembro de 2024
- Prefeitura e Batalhão Ferroviário realizam desfile cívico-militar em comemoração ao feriado da Independência qui, 5 de setembro de 2024
- Eleitores com transferência temporária podem verificar local de votação no e-Título qui, 5 de setembro de 2024
> > Veja mais notícias...
Vamos aguardar para ver se vem mesmo, pois já foram tantas que tivemos essa notícia e depois ficou ” a ver navios”
Vamos guardar pra ver, me lembro de uma montadora de carros elétricos, uma, uma, . . . . . . . . . . . . , Deus permita que dê certo esta. Nossa cidade tem potencial.
E torcemos para que Araguari seja contemplada com essa indústria, porque até agora só vimos indústrias da promessa que já gerou mais de três mil empregos e melhor não falar instale e depois fale á noticia VERDADEIRA. Amamos nossa cidade. Pergunto tambêm e o SHOPING vai vir ou não ou é só mais uma das notícias.