Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Calendário de Vacinação 2017 inclui imunização contra HPV para jovens do sexo masculino

sex, 13 de janeiro de 2017 05:50

Da Redação

Expectativa é que as doses estejam disponíveis nas unidades de saúde do município a partir do dia 23

O Ministério da Saúde modificou o Calendário de Vacinação 2017, ampliando o público alvo da vacina HPV quadrivalente, que passa a ser disponibilizada, em duas doses, para meninos entre 12 e 13 anos de idade. Além disso, a vacina meningocócica C conjugada será oferecida gratuitamente para adolescentes de 12 e 13 anos de ambos os sexos.

Doses devem estar disponíveis no município a partir do dia 23

Doses devem estar disponíveis no município a partir do dia 23

 

De acordo com a coordenadora do departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde, Maria Lúcia Hirono, a principal mudança está relacionada à vacina de HPV. “As doses eram ofertadas para meninas de 9 até 13 anos, 11 meses e 29 dias, e agora passa a ser oferecida para meninas de 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Além disso, ela passa a ser ofertada para meninos da faixa etária de 12 a 13 anos, 11 meses e 29 dias”.

A vacina contra o HPV também é utilizada para a prevenção do câncer de colo de útero. “Agora, poderá prevenir nos rapazes a verruga de pênis, câncer de pênis e câncer anal”. Também houve alteração para os portadores de HIV, sendo que a população alvo passa a ser de mulheres e homens de 9 a 26 anos de idade. “A única diferença é que o esquema vacinal para os portadores de HIV é de três doses, enquanto o esquema para os não portadores é de duas doses”.

Maria Lúcia ressalta a importância da vacinação. “Essa é uma oportunidade ímpar que o Ministério da Saúde está oferecendo para os adolescentes. É necessário que os pais se conscientizem, para que todos os jovens possam receber a imunização. A partir do dia 23 desse mês, basta apresentar o cartão de vacina nas unidades de saúde”.

Segundo a coordenadora, outra novidade no Calendário de Vacinação é o acréscimo das doses da meningocócica C conjugada, que passa a ser oferecida para adolescentes de 12 e 13 anos de ambos os sexos. “Essa vacina foi acrescentada pelo Ministério da Saúde esse ano”. A coordenadora afirma que nas demais vacinas foram realizadas pequenas alterações relacionadas à faixa etária. “A vacina contra Hepatite A era oferecida até os dois anos de idade e passa a ser oferecida até quatro anos”.

Nessa quarta-feira, 11, a coordenadora do Departamento de Epidemiologia esteve na sede da Superintendência Regional em Uberlândia para buscar as doses, porém, ainda não estavam disponíveis. “Esperamos buscar as vacinas até quarta-feira, 18, e conseguirmos distribuí-las às 17 salas de vacinação, para que possam ser aplicadas a partir de segunda-feira, 23”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: