Quarta-feira, 19 de Junho de 2024 Fazer o Login

CAGED aponta saldo positivo de empregos em Araguari, no mês de abril

qua, 8 de junho de 2022 08:04

Da Redação

O SINE funciona como um intercessor entre os empregadores e os trabalhadores

No dia 6 de junho, o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apresentou o levantamento relativo ao mês de abril de 2022, as informações mostram que a economia em Araguari fechou com saldo positivo referente ao mercado de trabalho.

Vale destacar, que os números do CAGED de abril deveriam ter sido publicados em maio. Conforme o governo, a demora é decorrente do atraso da Dataprev no repasse de informações, devido à necessidade de fazer outro processamento de dados.

A Dataprev é uma empresa pública que providencia soluções de tecnologia da informação e comunicação para o governo.

No município foram criadas 1368 vagas de emprego e no mesmo período houveram aproximadamente de 1102 desligamentos, o que resultou em um saldo positivo de 266 empregos.

O setor da indústria foi o que apresentou o pior resultado, sendo 173 admissões e 242 desligamentos, o que resultou em um saldo negativo de 69 empregos.

O setor de serviços também fechou o mês de abril com saldo negativo, houveram 386 admissões, 396 desligamentos, o que resultou um saldo negativo de 10 empregos.

No comércio, 329 cidadãos foram admitidos, 267 pessoas foram desligadas, gerando o saldo de 62 novos empregos formais.

A agropecuária foi o setor com melhor resultado, são 358 admissões, 81 desligamentos, o que gerou o saldo de 277 novos empregos formais.

No setor de construção, 122 pessoas foram admitidas, 116 foram desligadas, resultando em 6 novos empregos formais.

No Brasil, cerca de 1.854.557 cidadãos foram contratados e 1.657.591 pessoas foram desligadas. São 196.966 novos empregos no país. Com isso, os trabalhadores vinculados às regras da CLT no país estavam, em abril, em 41.448.948 empregos, o que, segundo dados do balanço CAGED, representa uma alta de 0,48% na comparação com o mês anterior.

O país apresentou saldo positivo na geração de empregos em quatro das cinco grandes divisões, evidenciando o setor de serviços, que criou 117.007 postos, distribuídos principalmente nas atividades de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.

O comércio gerou 29.261 novos empregos formais, enquanto a indústria teve saldo de 26.378 postos. O setor de construção apresentou saldo de 25.341 novos empregos formais.

O setor da agropecuária foi o que apresentou o pior resultado, com o saldo negativo de 1.021 empregos.

Na região sudeste houve a criação de 101.279 novos postos de emprego.

Em Minas Gerais, 203.232 trabalhadores foram contratados em abril de 2022, no mesmo período 183.173 pessoas foram desligadas de suas funções, o que gerou um saldo positivo de 20.059 empregos. Por setor de atividade econômica, todos os segmentos apresentaram desempenho positivo. O setor de serviços foi o que obteve os melhores resultados, com saldo de 11.446 na geração de emprego com carteira assinada, seguido por indústria (3.326), agropecuária (2.678), comércio (2.318) e construção civil (291).

“A criação líquida de vagas de emprego, sobretudo nos setores de serviços e indústria, responsáveis desde janeiro pelos maiores saldos de empregos formais, traz perspectivas otimistas para a economia no restante do ano”, disse a diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidades de Trabalho da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Amanda Siqueira.

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Araguari disponibiliza diariamente várias vagas de emprego, todavia em muitas delas é necessário ter uma qualificação específica e/ou experiência comprovada na Carteira de Trabalho.

A diretora do SINE de Araguari, Danielle Alves destacou que o SINE funciona como um intermediário entre as empresas e os trabalhadores, portanto as exigências das vagas são determinadas pelos empregadores, sendo que tudo está de acordo com os requisitos do Ministério da Economia.

É bom mencionar, que algumas vagas são disponibilizadas para quem busca o primeiro emprego ou para quem não tem experiência e que SEDESE, através do SINE oferece, aproximadamente 700 cursos gratuitos de qualificação, no formato à distância. Os trabalhadores podem acessar o catálogo de cursos, através do endereço: https://social.mg.gov.br/trabalho-e-emprego/educacao-profissional/catalogo-de-oportunidades-de-qualificacao-ead.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: