Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Caçambas de recolhimento de entulho causam problemas no trânsito de Araguari

qua, 9 de abril de 2014 01:00

A prática está sendo fiscalizada pelo Departamento de Trânsito municipal

A falta de sinalização nos equipamentos podem causar graves acidentes. Foto: Divulgação

A falta de sinalização nos equipamentos podem causar graves acidentes. Foto: Divulgação

SAMARA ARRUDA – Trafegar por algumas vias do município tem sido uma verdadeira aventura. Muitas vezes, as caçambas que deveriam servir para recolher e transportar entulho da construção civil acabam sendo um transtorno a motoristas e ciclistas. A ocupação indevida de calçadas também é motivo de reclamação dos pedestres.

Segundo contou uma moradora do bairro Goiás, devido a entulho nas calçadas e caçambas próximas ao meio-fio, é preciso passar pela rua e disputar espaço com veículos. “Vi pessoas em cadeira de rodas e mulheres com carrinho de bebê passando pelo meio da rua, correndo o risco de serem atropeladas a qualquer instante. Isso é um absurdo, pois se o pedestre não pode andar na calçada é melhor nem sair de casa,” afirmou.

De acordo com a fiscal de trânsito Jina Ferreira Neves da Silva, no final de semana, a secretaria de Trânsito e Transportes recebeu denúncias de que uma caçamba na rua Walter Santiago estaria causando problemas. “Nossa equipe esteve no local e verificou que de fato a caçamba estava atrapalhando o trânsito. Assim, entramos em contato com a empresa responsável que rapidamente colocou a caçamba em cima da calçada. Voltaremos ao local em breve com o fiscal de postura do município para verificar se está em conformidade com as normas municipais,” contou.

Conforme a legislação, tais equipamentos devem ser estacionados de maneira paralela à calçada, e não em um ângulo de 45º, como é comum ver pela cidade. Além disso, a lei indica que a distância de 30 cm do meio-fio deve ser respeitada para o escoamento de água, além de o objeto estar sinalizado com pintura refletiva, juntamente com o nome da empresa responsável e o telefone para contato. O equipamento deve ainda estar posicionado no sentido do tráfego, sendo expressamente proibido trafegar na contramão para sua colocação.

A falta dos equipamentos obrigatórios acarreta em notificação para recolhimento da caçamba. “Devido a isso é importante que os responsáveis estejam atentos à situação, pois o processo de averiguação de denúncias e a fiscalização devem continuar durante toda a semana,” finalizou.

1 Comentário

  1. Jose J Arruda disse:

    Muito boa e importante a mensagem. Tem muitos acidentes com caçambas, eu tive e um amigo tb quase morreu. Essas caçambas precisam ser bem sinalizadas!

Deixe seu comentário: