Sexta-feira, 17 de Maio de 2024 Fazer o Login

Brasil apresenta 60 mil casos de câncer de próstata em 2012

qua, 20 de novembro de 2013 15:41
Foto: Divulgação
Para esse ano, uma campanha está sendo feita nesse mês de novembro
Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Depois do sucesso da iniciativa para as mulheres na campanha Outubro Rosa, a secretaria de Saúde está apoiando o evento Novembro Azul, cujo principal objetivo, é alertar a população masculina em relação ao câncer de próstata.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença no país. O câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis, quando descobertos no início e o Instituto Nacional do Câncer afirma que no Brasil, a doença é a segunda mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.

Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo a secretária de Saúde, Lucélia Aparecida Vieira Rodrigues, disse que na sexta-feira, 22, das 12h às 15h30, será realizada blitz educativa nos semáforos da rua Rui Barbosa e avenida Tiradentes com distribuição de material informativo. No sábado, 23, haverá palestras educativas na Policlínica Dr. Oabi Gebrim com distribuição de exames de PSA (Prevenção ao Câncer de Próstata) e dosagem de glicose com orientação sobre a obesidade com medição do Índice de Massa Corporal (IMC).

“Precisamos despertar a atenção dos homens para a prevenção, pois eles são mais resistentes do que as mulheres, por isso, o Novembro Azul ainda é uma iniciativa tímida, mas, de grande relevância porque um câncer, por exemplo, se detectado precocemente tem grandes chances de ser tratado com sucesso”, relata a secretária.

Nesse primeiro momento, não haverá procedimentos urológicos, pois a consulta será realizada após os exames estarem prontos, para que haja apenas uma avaliação dos resultados.

Lucélia Aparecida explica ainda que, embora a campanha seja voltada para a prevenção ao câncer de próstata, em Araguari, será focada também nos cuidados com o diabetes. “Essa é uma doença silenciosa em que parcela significativa das pessoas portadoras não sabe e é justamente nessas campanhas que conseguimos identificar e dar início ao tratamento”, finaliza.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: