Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Bombeiros ministram curso de primeiros socorros para funcionários da UPA de Tupaciguara

sex, 3 de fevereiro de 2017 05:24

Da Redação

A 3ª Companhia de Corpo de Bombeiros, visando capacitar os cidadãos para prestar atendimentos e assim, auxiliar os próprios militares em casos de emergências, continua oferecendo cursos com aulas teóricas e práticas. Diante disso, funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Tupaciguara estão sendo submetidos a aulas de primeiros socorros, ministrado pela equipe.

Profissionais da saúde de Tupaciguara participam de cursos de primeiro socorros

Profissionais da saúde de Tupaciguara participam de cursos de primeiro socorros

 

O curso teve início na última segunda-feira, dia 30, tendo a duração de oito horas diárias, resultando num total de 400h/aulas. Foram formadas duas turmas, com a adesão de 17 servidores entre enfermeiros e motoristas de ambulâncias da unidade de saúde. Segundo o tenente Ésio Oliveira Ribeiro, o treinamento é composto de aulas teóricas e simulações de diversos tipos de atendimento. “Eles estão participando de uma capacitação atualizada e terão condições de prestar todo atendimento necessário e realizar o transporte de forma correta nos casos de emergência,” ressaltou tenente Ésio.

A grade curricular abrange ainda avaliação do paciente, emergências clínicas, hemorragias, ferimentos, parada respiratória, parada cardiorrespiratória, queimaduras, afogamentos, choque elétrico entre outros. Enquanto isso, em Araguari, integrantes do 11º Batalhão de Engenharia de Construção também estão empenhados na capacitação. No local, 16 pessoas foram selecionadas a participar das 40h/aulas contendo instruções de segurança.

As aulas se estendem até a próxima semana. Sobre a realização de outros cursos no município voltados à população, tenente Ésio  ressaltou que a equipe está buscando parcerias de empresas e interessados em disponibilizar salas e espaços para que sejam promovidas as aulas e simulações voltadas ao público externo.

 

Corpo de Bombeiros resgata animal em piscina

 

Aproveitando o ensejo, o militar ressaltou que os bombeiros também participam de qualificações e chamou a atenção para as técnicas de salvamento aprendidas no curso de formação básica dos bombeiros e que resultaram na captura de uma capivara. A ocorrência foi registrada por volta das 5h30 desta quinta-feira, 2, quando o Corpo de Bombeiros foi acionado pela diretoria do Clube Pica Pau, informando sobre o animal que estaria dentro de uma piscina.

Para verificar a informação, os militares foram até o local e, utilizando equipamentos específicos para captura, conseguiram retirar a capivara e a conduziram para uma área de preservação ambiental. O Corpo de Bombeiros atende em média três ocorrências de resgate de animais por semana, a maior parte das ocorrências é relacionada à captura de animais silvestres, como aves, lobos, tamanduás-bandeira e abelhas, principalmente nessa época de queimadas, em que os animais migram para a cidade procurando abrigo.

“Nestes casos orientamos a população a acionar o Corpo de Bombeiros. Seguimos a norma de procedimento de captura e atendemos aos casos em que o animal está em perigo ou pode causar algum risco para a população. Quando o animal está ferido, capturamos e enviamos para a Polícia Ambiental. Caso esteja saudável, ele é capturado e solto nas áreas de preservação ambiental, próximas ao município”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: