Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Bombeiros Militares combatem diversos incêndios em Araguari e apostam na prevenção

ter, 17 de agosto de 2021 09:41

Da Redação

Os servidores que atuam na 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBM-MG), atendendo a cidade de Araguari e localidades próximas, continuam trabalhando no combate às queimadas, com muitas demandas nos últimos dias.

Na última quinta-feira, 12, às 15h, militares se deslocaram até a rua Milton Dias da Silva, Bairro Sibipiruna, para apagar um incêndio em vegetação.

No local, havia fogo em uma vegetação rasteira, gerando muita fumaça. A equipe, com o uso de abafador e soprador, debelou as chamas, deixando o local em segurança.  A área queimada foi de aproximadamente 1.000 metros quadrados.

 

Bombeiros Militares atuam para conter as chamas em vegetação

 

No mesmo dia, por volta das 19h, foi atendido um chamado em uma fazenda em situação de incêndio na região do Desamparo. O fogo na pastagem queimou uma área de aproximadamente 15 hectares. Com o uso de abafador e um soprador, as chamas foram vencidas, e o local também deixado em segurança.

Na sexta-feira, 13, por volta de meia noite, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar esteve na rua Aurélio de Oliveira, Centro, para conter incêndio em vegetação. O fogo estava alto em uma braquiária, queimando uma área de aproximadamente 150 metros quadrados.

Durante o atendimento da ocorrência, houve outros chamados para o mesmo local, devido à grande fumaça que se espalhava nas imediações. O terreno estava coberto de lixo e entulho, o que dificultou os trabalhos dos bombeiros. Foi necessário o uso de abafadores e 500 litros de água para conter o incêndio.

Ontem, 15, aproximadamente às 9h, uma unidade se deslocou para verificar fogo em pastagem na avenida Theodoreto Veloso de Carvalho, próximo à “Chácara do Gordo”. Quando as equipes chegaram no local, encontraram o foco de incêndio, que estava isolado, sem risco de propagação para áreas adjacentes. Porém, a fumaça alcançava a avenida, prejudicando a visibilidade e, consequentemente, potencializando o risco de acidentes.

Com ataque direto e uso de abafadores, o local foi deixado em segurança. A área queimada perfez 13.000 m² (treze mil metros quadrados). Todas as informações são da 2ª CIA de Bombeiros Militar.

 

CAMPANHA DE PREVENÇÃO A INCÊNDIOS

do meio ambiente, que gera um grande prejuízo à qualidade de vida de todos nós”, disse o CBM.
Legenda foto 2: Autoridades realizam campanha contra queimadas e incêndios

Diante dessas situações e do alto número de queimadas, na semana passada, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar, juntamente com a Prefeitura Municipal de Araguari, e o Ministério Público, deu início na colocação de faixas da Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios em Vegetação 2021.

O objetivo é prevenir e reduzir os índices de chamas em vegetação em Araguari e na região, situações que têm crescido nos últimos anos.

Cinco painéis já foram colocados em pontos estratégicos da cidade e nos próximos dias estarão sendo posicionados mais sete.

“Estamos no auge do período de estiagem, que se estende normalmente, de maio até novembro. Tempo seco, mato alto, vento e irresponsabilidade humana são os fatores que aumentam a incidência de incêndios em vegetação nesse período”, afirmou a corporação em nota.

De acordo com as autoridades, as principais causas associadas são a queima preparatória para pastos e plantio, a queima de lixo, o descarte de ‘tocos’ acesos de cigarros em beiras de estradas, além das descargas atmosféricas. Até mesmo garrafas descartadas incorretamente podem funcionar como uma lupa e dar início a incêndios a partir da incidência de raios solares.

Os bombeiros informaram que iniciar uma queimada deliberadamente é crime: quem desrespeita a legislação pode responder a processo, com possibilidade de prisão e multa pelo dano ambiental causado. A população também pode adotar práticas relevantes para reduzir a ocorrência de incêndios, como evitar o acúmulo de lixo em lotes vagos, bem como ensacar e descartar resíduos de capina, ao invés de fazer a queima.

“A conscientização da população é a melhor arma para evitar a destruição do meio ambiente, que gera um grande prejuízo à qualidade de vida de todos nós”, disse o CBM.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: