Bombeiros Militares combatem diversos incêndios em Araguari e apostam na prevenção
ter, 17 de agosto de 2021 09:41Da Redação
Os servidores que atuam na 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBM-MG), atendendo a cidade de Araguari e localidades próximas, continuam trabalhando no combate às queimadas, com muitas demandas nos últimos dias.
Na última quinta-feira, 12, às 15h, militares se deslocaram até a rua Milton Dias da Silva, Bairro Sibipiruna, para apagar um incêndio em vegetação.
No local, havia fogo em uma vegetação rasteira, gerando muita fumaça. A equipe, com o uso de abafador e soprador, debelou as chamas, deixando o local em segurança. A área queimada foi de aproximadamente 1.000 metros quadrados.
No mesmo dia, por volta das 19h, foi atendido um chamado em uma fazenda em situação de incêndio na região do Desamparo. O fogo na pastagem queimou uma área de aproximadamente 15 hectares. Com o uso de abafador e um soprador, as chamas foram vencidas, e o local também deixado em segurança.
Na sexta-feira, 13, por volta de meia noite, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar esteve na rua Aurélio de Oliveira, Centro, para conter incêndio em vegetação. O fogo estava alto em uma braquiária, queimando uma área de aproximadamente 150 metros quadrados.
Durante o atendimento da ocorrência, houve outros chamados para o mesmo local, devido à grande fumaça que se espalhava nas imediações. O terreno estava coberto de lixo e entulho, o que dificultou os trabalhos dos bombeiros. Foi necessário o uso de abafadores e 500 litros de água para conter o incêndio.
Ontem, 15, aproximadamente às 9h, uma unidade se deslocou para verificar fogo em pastagem na avenida Theodoreto Veloso de Carvalho, próximo à “Chácara do Gordo”. Quando as equipes chegaram no local, encontraram o foco de incêndio, que estava isolado, sem risco de propagação para áreas adjacentes. Porém, a fumaça alcançava a avenida, prejudicando a visibilidade e, consequentemente, potencializando o risco de acidentes.
Com ataque direto e uso de abafadores, o local foi deixado em segurança. A área queimada perfez 13.000 m² (treze mil metros quadrados). Todas as informações são da 2ª CIA de Bombeiros Militar.
CAMPANHA DE PREVENÇÃO A INCÊNDIOS
Diante dessas situações e do alto número de queimadas, na semana passada, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar, juntamente com a Prefeitura Municipal de Araguari, e o Ministério Público, deu início na colocação de faixas da Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios em Vegetação 2021.
O objetivo é prevenir e reduzir os índices de chamas em vegetação em Araguari e na região, situações que têm crescido nos últimos anos.
Cinco painéis já foram colocados em pontos estratégicos da cidade e nos próximos dias estarão sendo posicionados mais sete.
“Estamos no auge do período de estiagem, que se estende normalmente, de maio até novembro. Tempo seco, mato alto, vento e irresponsabilidade humana são os fatores que aumentam a incidência de incêndios em vegetação nesse período”, afirmou a corporação em nota.
De acordo com as autoridades, as principais causas associadas são a queima preparatória para pastos e plantio, a queima de lixo, o descarte de ‘tocos’ acesos de cigarros em beiras de estradas, além das descargas atmosféricas. Até mesmo garrafas descartadas incorretamente podem funcionar como uma lupa e dar início a incêndios a partir da incidência de raios solares.
Os bombeiros informaram que iniciar uma queimada deliberadamente é crime: quem desrespeita a legislação pode responder a processo, com possibilidade de prisão e multa pelo dano ambiental causado. A população também pode adotar práticas relevantes para reduzir a ocorrência de incêndios, como evitar o acúmulo de lixo em lotes vagos, bem como ensacar e descartar resíduos de capina, ao invés de fazer a queima.
“A conscientização da população é a melhor arma para evitar a destruição do meio ambiente, que gera um grande prejuízo à qualidade de vida de todos nós”, disse o CBM.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...