Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Blitz educativa conscientiza motoristas e passageiros sobre o uso do cinto de segurança

ter, 24 de junho de 2014 01:18
Equipe do departamento de Educação para o Trânsito da SETTRANS (secretaria de Trânsito e Transporte).

Equipe do departamento de Educação para o Trânsito da SETTRANS (secretaria de Trânsito e Transporte).

MEL SOARES – Ação voltada para a importância do dispositivo e normas de circulação foi promovida na rua Rui Barbosa na manhã desta segunda-feira, 23, através de simulação de um cadeirante, vítima de acidente de trânsito por falta do cinto de segurança.

O objetivo é dar continuidade ao trabalho efetivo de blitz e palestras em escolas, que vem acontecendo há mais de um ano, pela equipe do departamento de Educação para o Trânsito da SETTRANS (secretaria de Trânsito e Transporte).

De acordo com a coordenadora do departamento Jacqueline Mendes, o intuito principal é sensibilizar a comunidade araguarina sobre as consequências dos acidentes onde as vítimas não utilizaram o cinto de segurança.

“Observamos que infelizmente no município a maioria dos condutores não tem este hábito. Por isto, as nossas atividades de prevenção que acontecem através de blitz educativas no centro e nos bairros têm sido mais frequentes. Claro que desde que iniciamos deste trabalho a cerca de um ano e meio, uma parte dos araguarinos tem se conscientizado. Mas esperamos que a conscientização seja maior”, explicou.

Além das ações educativas, são realizadas blitz repressivas, por meio da parceria com a Patran (Patrulha de Trânsito) da Polícia Militar. “Recentemente firmamos parceria com o DER – Departamento de Estradas e Rodagens e Polícia Rodoviária para atuarmos nas rodovias”, acrescentou.

Para o servidor José Carlos Maximino Santos, que também atua no trabalho de conscientização, a cada dez veículos abordados, em  oito deles os condutores e passageiros estão sem cinto. “A população precisa se conscientizar, pois, além de correr o risco de sequelas e mortes, se não utilizar o dispositivo de segurança o condutor corre o risco de perder sete pontos na CNH. Lembrando que, conforme resultado da votação no plenário, a multa poderá aumentar para R$ 940”, alertou.

Conforme informações, neste período de férias escolares o trabalho nas ruas será intensificado.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: