Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Blitz educativa chama a atenção de motoristas sobre responsabilidade no trânsito

qui, 26 de julho de 2018 05:55

por Mel Soares

Sequelas geradas por acidentes são destacadas pelo Corpo de Bombeiros

Na manhã dessa quarta-feira, 25, a Settrans (secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana) comemorou o Dia do Motorista, data alusiva ao Dia de São Cristóvão, santo católico considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil.

A blitz educativa aconteceu no semáforo próximo ao Imepac (Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos) e contou com a parceria da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros e 53° Batalhão de Polícia Militar.

Settrans, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros participaram das ações

Settrans, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros participaram das ações

 

Durante as abordagens, além de parabenizar os motoristas pela data, os representantes dos órgãos alertaram sobre os cuidados no trânsito, sobretudo, em relação a importância do uso do cinto de segurança.

O secretário de Trânsito Luiz Antônio Lopes ressaltou que as atividades têm o intuito de conscientizar os motoristas sobre as responsabilidades deles no trânsito. “Precisamos ter cuidado com a nossa vida e também com a vida do próximo. Hábitos simples como usar o cinto e não beber quando for dirigir salvam vidas e isso deve ser lembrado sempre. E esta é uma data para mais uma vez falarmos do assunto”.

As atividades são desenvolvidas pelo departamento de Educação da pasta, que tem como representantes Jacqueline Mendes e José Maximino dos Santos. “O cronograma de ações acontece durante todo o ano nas ruas e em escolas por meio de palestras e atividades lúdicas. Blitz educativas, inclusive em postos policiais das rodovias, são realizadas constantemente com o apoio de policiais e também de bombeiros”, explanou.

Ao ser questionado sobre o número de acidentes registrados no trânsito, o sargento Nilson da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros, que também acompanhou as atividades, disse que o número de motociclistas que se envolve em ocorrências é expressivo.

“São vítimas que precisam lidar com diversas sequelas, dentre elas: fraturas ou até algo mais grave como pessoas que ficaram paraplégicas ou até mesmo tetraplégicas após acidentes”, alertou.

O militar ressaltou sobre os temas abordados durante a blitz. “Por meio de panfletos orientamos sobre os males causados pela bebida alcoólica e o uso do celular enquanto o motorista está dirigindo. A utilização do cinto de segurança também é algo que destacamos e ele deve ser usado por todos os ocupantes do veículo.”

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: