Sábado, 24 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Batalhão Mauá promove atividades em comemoração à Semana da Engenharia

qua, 16 de abril de 2014 00:37
Formatura aconteceu na manhã de sexta-feira, destaque da Semana da Engenharia. Foto: Divulgação

Formatura aconteceu na manhã de sexta-feira, destaque da Semana da Engenharia. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – As ações tiveram início na noite de 7 de abril, quando foram realizados cultos com os três principais segmentos religiosos: Católicos (na igreja Nossa Senhora do Rosário), Evangélicos (na Igreja do Evangelho Quadrangular), e Espíritas (no auditório do Batalhão).

No dia 8, terça-feira, foi cumprida a prova de revezamento Vilagran Cabritta — uma corrida de revezamento entre militares, portando um fuzil, sagrando-se campeã a equipe formada pelo CIECnst e NPOR.

No dia 9, quarta-feira, na piscina do clube Cometa, foi promovida a competição de Remo de Guerra, que consiste de dois botes conectados entre si pela popa, simulando um cabo de guerra. Sagrou-se campeã novamente a equipe formada pelo Centro de Instrução de Engenharia de Construção, CIECnst e Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, NPOR.

Formatura contou com a presença de autoridades civis e militares. Foto: Divulgação

Formatura contou com a presença de autoridades civis e militares. Foto: Divulgação

Na tarde de quinta-feira, 10, uma animada competição de futebol de salão foi realizada, envolvendo todos os integrantes, sagrando-se campeã a equipe da Companhia de Comando e Apoio.

Na manhã de sexta-feira, 11, a comemoração foi finalizada, por meio de formatura que contou com a presença de autoridades civis e militares, bem como, expressiva parcela da sociedade araguarina. Na oportunidade, os novos soldados incorporados receberam o chapéu tropical, símbolo da engenharia de construção.

Fique sabendo

A Engenharia militar divide-se em duas vertentes: de combate e de construção. A de combate apoia as armas-base, facilitando o deslocamento das tropas amigas, reparando estradas, pontes e eliminando os obstáculos à progressão e, ainda, dificultando o movimento do inimigo. Uma operação de grande envergadura, e que depende diretamente da Engenharia, é a transposição de cursos de água obstáculo. A Engenharia de Construção, em tempo de paz, como é o caso do nosso glorioso Batalhão Mauá, colabora com o desenvolvimento nacional, construindo estradas de rodagem, ferrovias, pontes, açudes, barragens, poços artesianos e inúmeras outras obras.

A Engenharia Militar Brasileira
Por todo o Brasil, a Engenharia abre caminhos, lança trilhos, pereniza rios e efetua travessias. Ela é a arma de apoio ao combate que tem como missão principal apoiar a mobilidade, contramobilidade e proteção, caracterizando-se como um fator multiplicador do poder de combate.

Mobilidade: conjunto de trabalhos desenvolvidos para proporcionar as condições necessárias ao movimento contínuo e ininterrupto de uma força amiga. Os engenheiros realizam, entre outros, trabalhos de abertura de passagens em obstáculos, de transposição de cursos de água, de navegação em vias interiores, de conservação e reparação de pistas e estradas, de destruição de posições organizadas do inimigo, proporcionando condições para que a manobra tática obtenha rapidamente vantagens sobre a posição do inimigo.

Contramobilidade: conjunto de trabalhos que visam deter, retardar ou canalizar o movimento das forças inimigas para, em princípio, contribuir na destruição dessas forças. São trabalhos que proporcionam maior valor defensivo ao terreno, principalmente pela construção de obstáculos de acordo com a intenção do comandante tático, restringindo a liberdade de manobra do inimigo.

Proteção: conjunto de trabalhos que visam reduzir ou anular os efeitos das ações do inimigo e das intempéries sobre a tropa e o material, proporcionando abrigo, segurança e bem-estar e ampliando a capacidade de sobrevivência das forças em campanha. Os engenheiros, em função do conhecimento técnico e do pessoal e material especializados, prestam assistência às tropas em combate ou realizam trabalhos de fortificações, camuflagem e instalações.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: