Batalhão Mauá conclui obra do Aeroporto de Caravelas
qui, 5 de março de 2015 03:25COM ASSESSORIA – Nesta segunda feira, 2, foi promovida solenidade de entrega da conclusão da obra de revitalização das pistas do Aeroporto de Caravelas, executada pelo 11º Batalhão de Engenharia de Construção. O evento contou com a presença do tenente coronel Guilherme Langaro Bernardes, comandante do Batalhão Mauá.
O processo de revitalização do aeroporto foi iniciado em 2010 e concluído ainda no ano passado. Após a entrega oficial, Bernardes falou sobre a importância da revitalização das pistas e reafirmou que as intervenções foram feitas rigorosamente dentro das normas técnicas padronizadas e exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “São pistas que podem receber aeronaves como AIRBUS A320, BOEING 737, EMBRAER 190, FOKKER F-100, LOCKHEED C130, BAE HS-125, entre outras. Acredito que em breve o aeroporto estará em operação”, ressaltou.
Segundo disse o major Wellington Dias, presidente da Comissão de Recebimento de Obra do aeroporto de Caravelas, desde o início existia interesse da Força Aérea em passar a administração do aeroporto para o Governo do Estado da Bahia. “Não gostaríamos de repassá-la do jeito que as pistas estavam anteriormente. Hoje, o aeroporto de Caravelas é dotado de duas pistas que se cruzam devidamente revitalizadas, sendo a maior com 1.530 metros e a menor, 1.200 metros. Não tenho dúvida que o aeroporto de Caravelas é um dos que possuem mais potencial da região, e a missão da Força Aérea consiste em fazer o recebimento definitivo da obra”. E completou: “existe um termo de convênio assinado entre a Força Aérea e o Governo do Estado da Bahia para, na sequência, abrir uma possível concessão para administração e operação do aeroporto.
O Aeroporto de Caravelas foi construído há mais de seis décadas, pelo governo brasileiro em acordo com os americanos, com o objetivo de atuar como base aérea militar das forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. A estratégia foi situar o aeroporto a meio caminho da faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e do Maranhão. Caravela foi a cidade escolhida, pois conserva a arquitetura militar da época, identificada por paredes espessas e arcos.
O aeroporto fica a cerca de 10 km da cidade de Caravelas e aproximadamente 8 km do litoral em linha reta ao ponto mais próximo da costa. Além das pistas que foram completamente revitalizadas e reestruturadas, ainda resta a reforma e ampliação da área de logística do aeroporto, principalmente, o setor de embarque e desembarque.
Informações dão conta de que o Governo Federal teria recursos dispensados para a obra, mas como o valor seria baixo, não estaria interessando aos grupos empresariais durante os chamados para a licitação.
(Fonte: www.teixeiranews.com.br)
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Lakers, Cleveland e Memphis disputam neste sábado as últimas duas vagas para o mata-mata sáb, 14 de março de 2026
- UFU faz primeiro transplante alogênico sáb, 14 de março de 2026
- FIEMG participa de apresentação da restauração da fachada da Santa Casa BH e anuncia novos investimentos para a instituição sáb, 14 de março de 2026
- Secretaria de Saúde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 na Câmara sáb, 14 de março de 2026
- Ela/Nasa e Coopdiesel continuam com 100% de aproveitamento – Olé e Cred Simples venceram pela segunda vez seguida sáb, 14 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 14 DE MARÇO sáb, 14 de março de 2026
- Veículo furtado é recuperado pela Polícia Militar minutos após a ação do criminoso sáb, 14 de março de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados intensifica força-tarefa contra a Dengue sáb, 14 de março de 2026
- Prefeitura de Uberlândia entrega Cheque Moradia a famílias durante segunda chamada do programa sáb, 14 de março de 2026
- CDL Araguari inicia visitas a lojistas e reforça diálogo com o comércio local sáb, 14 de março de 2026
> > Veja mais notícias...
