Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Bastidores do Esporte

sáb, 7 de maio de 2016 08:57

Abertura-Bastidores-do-Esporte

“E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação”. Lucas 22.6

É HOJE, DIA 7, a passagem da tocha olímpica por Araguari, primeira cidade mineira e do Sudeste a receber o símbolo das Olimpíadas, a partir das 15h, no Palácio dos Ferroviários.

CIDADE OLÍMPICA

Chegou o grande dia. Como diz a consagrada jornalista Marise Borela: e ZEUS é Araguarino. Um momento para a eternidade. Vamos todos vivenciá-lo.

A chama olímpica, referência ao fogo que queimava em homenagem à deusa Hera (Juno) durante os jogos de Olímpia não surgiu nos Jogos de Atenas.

Somente em 1928, nos Jogos de Amsterdã, o fogo olímpico ressurgiu. A primeira pira olímpica manteve o fogo aceso durante toda a duração da Olimpíada.

A chama passou a ser acesa com a corrida da tocha na abertura dos jogos, em Berlim 1936. A primeira tocha foi carregada por 3000 corredores até o estádio olímpico de Berlim, tudo foi calculado para que a chegada coincidisse com o exato momento da festa.

O ritual foi criado para estabelecer um elo entre os jogos da antiguidade e os jogos contemporâneos. A chama olímpica representa a pureza da eterna juventude olímpica. Serve de elo entre o berço das Olimpíadas na Grécia e as cidades-sede, dos jogos contemporâneos.

A tocha olímpica é acesa em uma cerimônia nas ruínas de Olímpia na Grécia. Raios de Sol refletidos por um espelho dão origem à chama. Mulheres vestindo túnicas no estilo grego antigo conduzem todo o ritual e passam a tocha ao primeiro corredor. A tradição é mantida desde os Jogos de 1952 em Helsinque.

.

.

 

GOSTO AMARGO

Fair Play é uma filosofia adotada em desporto que prima pelo jogo limpo. A expressão nasceu em 1896, durante as primeiras Olimpíadas da Era Moderna, de Atenas. Definitivamente isso não existiu sábado passado, pela Copa Araguari de Futebol Sênior. O Cruzeiro se recusou a enfrentar o Operário, de olho no regulamento, porque o adversário não estava uniformizado dentro do horário previsto na nota oficial, às 15h30. Os jogadores do Operário estavam no vestiário, mas houve um imprevisto e seu uniforme não tinha chegado. Conforme relatado na súmula, às 15h30, apenas cinco atletas do Vovô da Colina assinaram a súmula, sendo que, para se iniciar um jogo, o time necessita de sete atletas em condições.

O Cruzeiro enfrentaria um adversário muito forte e até favorito para vencer, mas usou o artigo 18 do regulamento da competição, que não prevê TOLERÂNCIA. Por esse lado, agiu dentro da lei desportiva.

No entanto, a competição é feita para os atletas veteranos se divertirem. E muitos são amigos. O outro time estava ali, ansioso para entrar em campo. Imprevistos podem ocorrer com qualquer um, inclusive com o Cruzeiro amanhã. O caso vai a julgamento e o Tribunal deve seguir o regulamento, mas esta vitória poderá ter um gosto amargo no futuro.

.

.

 

AGENDA                                                                                                           

  • Copa Araguari, segunda rodada, domingo, 9h30
  • Cruzeiro x Novo Horizonte, Cesac 1, arbitragem de José Vicente Naves
  • Xodó x Palmeiras, Cesac 2, arbitragem de Cléber Martins Cardoso
  • Resgate x Independente, Cesac 3, arbitragem de Lucas Gonçalves de Oliveira
  • Flamante x União, Cesac 4, arbitragem de Luiz Fernando Fernandes
  • Atlético x Vasco, 8h30, Fluminense, arbitragem de Victor Hugo Rodrigues de Lima
  • Mauá x Contenda, 10h30, Fluminense, arbitragem de Cleuber David Borges Santos

 

PERSONAGEM

Comemorou mais um ano de vida, neste dia 3 de maio, o grande amigo e irmão Marcos José Inácio, o Marquinhos Afonso, Menino Show do Rádio Araguarino, narrador e coordenador da Equipe Futebol Ao Vivo da Rádio Vitoriosa AM (9h30 KHZ). Homem de bem, carismático e determinado, Marcos vive um novo momento e merece nossa torcida, ao lado de sua futura esposa Luciene Sousa. Parabéns! Que o Senhor Jesus caminhe contigo e sua família, todos os dias da sua vida.

.

.

 

SOBREVIVENTE

Dos últimos cinco campeões da Copa Libertadores da América, apenas o Atlético Mineiro se encontra entre os oito melhores da edição deste ano. River Plate, Corinthians e San Lorenzo caíram, enquanto que o Santos não participou.

NO LUCRO

Falando em Atlético, a defesa é o ponto falho, principalmente no setor de Marcos Rocha, onde o Galo tomou a maioria dos gols nos últimos dois anos. O lateral não consegue repor a marcação e a cobertura não é devida. Se não corrigir esses erros, dificilmente o Alvinegro conseguirá o bicampeonato.

BIZARRICES

Na Liga dos Campeões, na Libertadores, na Copa do Brasil, nos estaduais. Como tem errado de forma ridícula a arbitragem. O problema parece interminável.

BOLA CHEIA

Para Araguari, primeira cidade do Sudeste brasileiro a receber a passagem da Tocha Olímpica, num momento mágico e histórico para o município e seus habitantes.

BOLA MURCHA

Para os corneteiros de plantão, que se deixam levar pela inveja em razão do grande momento vivido atualmente pela cidade de Araguari, ganhando repercussão nacional e internacional.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: