Banco de Alimentos combate desperdício e leva comida à mesa de quem mais precisa
ter, 23 de setembro de 2025 08:00Da Redação

Foto 1: Na última semana, o banco distribuiu 4 mil quilos de batata in natura e 62 caixas de tomate cereja
Um banco de alimentos vinculado a órgãos públicos, como prefeituras, é uma iniciativa voltada para a coleta, armazenamento e distribuição de alimentos excedentes ou próximos do vencimento, mas ainda próprios para o consumo. Esses itens, doados por supermercados, feiras, indústrias e produtores rurais, deixam de ir para o lixo e passam a garantir comida na mesa de quem mais precisa.
Coordenado por instituições públicas, o banco atua como um elo entre doadores e beneficiários. Os alimentos arrecadados são destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social, entidades assistenciais, creches, escolas públicas e comunidades em risco, promovendo segurança alimentar, inclusão social e educação para o aproveitamento consciente dos alimentos.
Em Araguari, o Banco de Alimentos funciona desde 2021 como um equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Para cumprir sua missão, conta com o apoio de diversos parceiros engajados na luta contra a fome e o desperdício.
Na última semana, o banco distribuiu 4 mil quilos de batata in natura e 62 caixas de tomate cereja, beneficiando centenas de associações e instituições sem fins lucrativos. As cestas foram compostas por alimentos nutritivos e saborosos, reforçando o compromisso com a saúde das famílias atendidas.
Esse trabalho é resultado de parcerias estratégicas, como com o SESC – Mesa Brasil, que fortalece a rede de apoio alimentar no município. No dia 17 de setembro, o Banco de Alimentos de Araguari recebeu o curso “Nada se perde, tudo se cozinha”, a capacitação reuniu participantes de diversas associações, que aprenderam técnicas de aproveitamento integral dos alimentos e boas práticas de preparo.
A secretária Eunice Mendes, o subsecretário Sílvio Antônio e a coordenadora do Banco de Alimentos, Waldeni Assis, agradeceram à gestão do prefeito Renato Carvalho e do vice-prefeito Wesley Lucas pelo apoio às políticas públicas de combate à fome no município.
15 Comentários
Últimas Notícias
- Estrada Real reúne história, natureza e experiências para viver momentos incríveis qui, 15 de janeiro de 2026
- Justiça suspende aumento do IPTU qui, 15 de janeiro de 2026
- DIREITO E JUSTIÇA – 15 DE JANEIRO qui, 15 de janeiro de 2026
- Defesa Civil reforça papel essencial diante do aumento de chuvas intensas qui, 15 de janeiro de 2026
- VIRA-LATA – 15 DE JANEIRO qui, 15 de janeiro de 2026
- Desconto Social de Energia Elétrica está em vigor em Minas Gerais qui, 15 de janeiro de 2026
- A cidade vai vibrar: Festival Relicário chega para tomar Araguari qui, 15 de janeiro de 2026
- Estádio Sebastião César se torna o centro das atenções no meio esportivo de Araguari qui, 15 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 15 DE JANEIRO qui, 15 de janeiro de 2026
- Copa AMVAP 2026 terá novas reuniões para garantir permanência no calendário esportivo qui, 15 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...