Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Bairros Miranda e Paraíso recebem mutirão de limpeza contra o Aedes Aegypt

sáb, 23 de março de 2019 05:32

Da Redação

Neste sábado, 23, a secretaria de Saúde por meio do departamento de Zoonoses realiza um mutirão de limpeza, com o objetivo de eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. A mobilização acontece a partir das 7h nos bairros Miranda e Paraíso.

Boa parte dos itens considerados criadouros são vasos de plantas, pratos, bebedouros de animais e frascos com água

Boa parte dos itens considerados criadouros são vasos de plantas, pratos, bebedouros de animais e frascos com água

 

As atividades contam com a participação de aproximadamente 150 pessoas entre agentes de combate a endemias, funcionários da secretaria de Meio Ambiente, da Superintendia de Água e Esgoto (SAE), além da mão-de-obra e equipamentos das secretarias de Agricultura e Serviços Urbanos para a retirada do lixo.

Durante a ação, devem ser retirados das residências, lotes e terrenos baldios, o entulho, materiais descartáveis e inservíveis por representarem possíveis criadouros. Os agentes também identificam nos quintais exemplos de depósitos que podem ser tampados, como caixa d’água e tambores. Eles também avaliam os recipientes com potencial para servir de criadouro e orientam o morador quanto aos cuidados que podem ser tomados para evitar a presença de focos do mosquito da dengue.

De acordo com o coordenador do Departamento, Vicente de Paula Marques de Oliveira, a iniciativa pretende ainda promover a limpeza dos bairros e conscientizar os moradores sobre o combate ao mosquito principalmente nesse período do ano, devido aos meses quentes e chuvosos. “Geralmente o maior número de criadouros está dentro das residências. O que nós tiramos das residências mostra que o morador realmente precisa se conscientizar. Este trabalho realizado nos bairros é uma tentativa de coibir a epidemia da doença na cidade.”

Segundo ressaltou o coordenador, além dos mutirões de limpeza, também houve nas últimas semanas um trabalho de bloqueio de transmissão com a técnica de fumacê e orientação aos moradores dos bairros. Sobre a importância da mobilização, Vicente de Paula chamou novamente a atenção dos moradores.

“Além de promover uma intensa limpeza em terrenos que estão trazendo risco ao meio ambiente, também eliminamos possíveis criadouros. Aproveito para ressaltar a importância da participação dos moradores que precisam colocar em prática as orientações recebidas. Temos denúncias sobre locais com focos do mosquito. Vamos até o local para realizar a limpeza, mas nem sempre os moradores dão continuidade no trabalho preventivo. Buscamos atender a todos, mas a ajuda da comunidade é fundamental para evitar a proliferação do mosquito da dengue,” ressaltou.

O cronograma de atividades contemplará também a região do bairro Novo Horizonte, que receberá a equipe no próximo sábado, dia 30. Araguari está entre as cidades que apresentam números preocupantes relacionados aos casos de dengue segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgado no início deste mês. Em todo o estado de Minas Gerais foram contabilizados 44.230 casos prováveis, entre confirmados e suspeitos de dengue, representando um aumento de 47% nos casos registrados em todo o ano passado.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: