Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Autoridades oficializam instalação da UEMG em Araguari

ter, 14 de novembro de 2023 08:06

Da Redação

A cerimônia de oficialização da instalação da UEMG acontece no Sicoob Aracredi
Divulgação

As universidades públicas disponibilizam cursos de graduação para a população, além de realizarem atividades de extensão e desenvolverem pesquisas para solucionar problemas reais. Elas podem ser instituições federais, estaduais ou municipais.

Para elas, a meta deve ser o interesse social, pensando na qualidade de ensino, na inserção do egresso no mercado de trabalho e no desenvolvimento da região em que está presente.

Hoje, 14, às 9h, a reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), professora Lavínia Rosa Rodrigues oficializa a instalação da primeira universidade pública em

Araguari e a implementação do curso de Direito. O evento acontece no Sicoob Aracredi, localizado na rua Major Joaquim Magalhães, 303, Centro. Destaca-se que, desde o seu primeiro mandato, o deputado estadual Raul Belém (Cidadania) vem trabalhando para a implantação de uma extensão da UEMG em Araguari.

É bom mencionar que, a UEMG foi fundada em 1989, por disposição contida na Constituição do Estado, a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) está presente em 16 municípios de Minas.

Na estrutura orgânica do Estado, a universidade está ligada à Secretaria de Estado de Educação, responsável por determinar e implementar políticas públicas que assegurem o desenvolvimento científico e tecnológico, a inovação e o ensino superior em Minas Gerais.

No último dia 25 de outubro, foi publicado o Edital do Vestibular da UEMG 2024; o documento regulamenta todos os procedimentos do processo seletivo. As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, pela internet, na página eletrônica vestibular.uemg.br, até às 23h59min do dia 28 de novembro, observado o horário oficial de Brasília.

Segundo a assessoria do deputado, serão quarenta vagas nessa primeira turma de Direito em Araguari, todavia o município não aparece na relação dos locais de prova, os mais próximos são Ituiutaba e Frutal. Isso acontece porque, quando o deputado conseguiu a autorização para a unidade de Araguari, o edital estava pronto, não dando para incluir o município como sede de local de prova; mas

no próximo vestibular da UEMG terá Araguari como sede de local de prova. A perspectiva é que isso aconteça no segundo semestre de 2024.

“A luta do deputado Raul Belém é conseguir cinco cursos para Araguari, pois dessa forma o município se torna campus e assim pode conseguir mais cursos, de uma universidade gratuita”, disse a assessoria do deputado.

Ressalta-se que, a UEMG irá funcionar na Escola Estadual Raul Soares. Nesse primeiro momento, a UEMG utilizará a mão-de-obra que tem na região. A partir do momento que a universidade puder abrir concurso, novos profissionais serão contratados. Além disso, a Prefeitura de Araguari está cedendo servidores para trabalhar na administração da universidade.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: