Sábado, 21 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Aumenta a quantidade de desaparecimentos em Araguari

qua, 26 de fevereiro de 2014 01:08

Quase 19 mil casos foram constatados no estado em 2013

DA REDAÇÃO – Sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014. O que parecia um dia comum se tornou o começo de uma vasta aflição enfrentada por uma família no bairro Fátima. Aos 14 anos, Matheus Agner Lemos Ribeiro foi visto pela última vez após se deslocar para a escola. Desde então, o adolescente não retornou para casa. O fato ocorrido em Araguari retrata um quadro negativo apresentado no cenário mineiro.

De acordo com um levantamento da Polícia Civil de Minas Gerais, somente no ano anterior, quase 19 mil desaparecimentos foram constatados no estado. Dos casos registrados, 16.036 pessoas acabaram encontradas. Além disso, 756 ocorrências apontavam crianças de 0 a 11 anos de idade.

Apesar da alta concentração de menores envolvidos, o principal grupo de desaparecidos é de mulheres entre 18 e 59 anos, somando 7.606 registros. Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, o capitão do 53º Batalhão de Polícia Militar, Flávio Magno de Freitas, apontou os principais procedimentos diante das referidas situações.

“A maioria dos desaparecimentos que atendemos em Araguari envolve adolescentes. Infelizmente, muitas vezes o motivo se deve ao consumo de drogas, o que dificulta ainda mais. Como não sabemos afirmar o que levou ao sumiço, somente podemos registrar após 48 horas. A partir disso, iniciamos as buscas e os devidos procedimentos com os familiares. Nesses casos, a participação da população é fundamental”, explanou.

De acordo com o capitão, a família de Matheus Agner reside na rua 8, nº 95, Fátima. Em contato com a mãe do adolescente, a polícia apurou que ele foi visto pela última vez trajando um boné de cor laranja com preto, calça jeans e camiseta verde. O menor é de cor negra e possui 1,70m de estatura. Em Minas, o Serviço de Assistência Social (SERVAS) oferece a página www.desapa recidos.mg.gov.br ou o telefone 0800-2828-197 para informações de desaparecidos. No ano anterior, a iniciativa foi responsável pela localização de 804 pessoas.

EXEMPLO RECENTE

Em maio de 2013, o caso do menino Pablo Lucas Pereira ganhou repercussão nacional em Araguari. Depois de quase quatro dias desaparecido, o bebê de um ano e oito meses foi encontrado a 500m de sua residência, na zona rural do município. Atualmente, a criança vive normalmente com a família no campo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: