Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Aumenta a procura por testes rápidos para Covid-19 nas farmácias em Araguari

qua, 29 de julho de 2020 09:50

Da Redação

Testes rápidos das farmácias ficam prontos em 20 minutos, porém sua confiabilidade é baixa

Testes rápidos das farmácias ficam prontos em 20 minutos, porém sua confiabilidade é baixa

Com o número crescente de casos de COVID-19 na cidade de Araguari, houve um aumento na procura por testes rápidos nas farmácias da cidade. O teste rápido IgG/IgM Covid-19 é um teste imunocromatográfico para a detecção qualitativa de anticorpos IgG e IgM anti-SARS-CoV-2, presente em amostras de sangue. Ele pode ser utilizado como auxiliar no rastreamento e diagnóstico em pacientes com sintomas suspeitos da doença.

De acordo com o Departamento de Vigilância Sanitária da cidade, por meio do seu Coordenador Leonardo Castro Rodrigues, todas as farmácias que estiverem com seus Alvarás e Autorização de Funcionamento vigentes podem proceder a realização dos testes rápidos, uma vez que, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 377, de 28 de abril de 2020, autorizou em caráter temporário e excepcional a utilização dos “testes rápidos” para COVID 19 nestes estabelecimentos.

As farmácias não são obrigadas a disponibilizar o teste, mas as que optarem por oferecer deverão seguir todas as diretrizes e orientações da ANVISA. Em contato com farmácias da cidade, verificamos que a procura pelos testes não tem uma regularidade definida, e que a demanda tem aumentado com empresas solicitando testes para os colaboradores. O teste rápido é simples, apresenta o resultado em apenas 20 minutos, porém, o seu nível de confiabilidade é baixo, de acordo com estudos da Fiocruz.

Os testes realizados nas farmácias são feitos seguindo todas as orientações técnicas exigidas pela ANVISA e todas as informações coletadas, tanto o número de testes realizados, quanto o de casos positivos e negativos, são devidamente repassadas à Epidemiologia da cidade, que faz a contagem e divulgação do número de casos e também à Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais.
Conforme averiguado pela reportagem, somente uma farmácia, em Araguari, está realizando, atualmente, a venda dos referidos testes.
Os testes rápidos também podem ser realizados em laboratórios particulares e nos órgãos da prefeitura, como o Hospital de Campanha, para pessoas que já tenham triagem clínica e apresentem sintomas. O secretário de saúde, Fabrizio Alves Martins, nos informou também que a Prefeitura Municipal adquiriu recentemente testes PCR para os pacientes que tiverem indicação para fazê-lo.
Os testes rápidos são indicados para pacientes que apresentem os sintomas da COVID-19 a pelo menos sete dias e não tem finalidade confirmatória, é utilizado apenas para auxiliar no diagnóstico. De acordo com a ANVISA, por meio do seu diretor substituto, Antônio Barra: “É adequado que se seja feito, primeiramente, uma triagem com os testes ditos rápidos e, diante de um resultado positivo, esse cidadão deverá procurar um serviço de saúde para ter seu diagnóstico feito com o outro teste”.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: