Domingo, 16 de Março de 2025 Fazer o Login

Atraso em obras de Unidade de Saúde gera insatisfação a moradores

ter, 14 de abril de 2015 07:00

Da Redação

Estrutura deveria ser entregue em meados de 2014 no bairro Independência

Dezembro de 2013. Em uma área de aproximadamente 510m² no bairro Independência, prefeitura inicia a construção da UBS (Unidade Básica de Saúde). Com a missão de ampliar o atendimento à comunidade daquela região, iniciativa deveria ser entregue em julho de 2014. No entanto, a espera continua.

 Paralisadas, obras da UBS completam dois anos no Independência


Paralisadas, obras da UBS completam dois anos no Independência

 

Paralisadas depois de dois anos, as obras da UBS começam a gerar insatisfações por parte dos moradores. Um deles, que preferiu não se identificar, afirmou que os problemas ultrapassam a espera pela unidade.

“Há muito tempo estamos aguardando que essa promessa vire realidade. Mesmo assim, não é apenas desta situação que precisamos de uma resposta. As ruas no entorno das obras estão em uma situação revoltante, provocando vários acidentes. Um exemplo foi na semana passada, quando um motociclista chegou a quebrar o braço ao cair num buraco”, relatou.

Diante da situação, a reportagem procurou o secretário de Obras, Odon Naves. Segundo ele, a paralisação ocorreu em razão da falta de recursos suficientes repassados pelo governo federal. Apesar disso, ratificou o compromisso do Executivo em levar melhorias para o bairro.

“A questão é que naquele caso dependemos dos recursos federais, e se o governo não manda, não há como dar continuidade. Mesmo assim, precisamos lembrar que existem outros investimentos naquela região, que também faz parte da operação tapa-buracos. Enquanto os trabalhos não são retomados, várias ações foram executadas, como a reforma do muro e o recapeamento da rua do CAIC (Centro  de Atenção Integral à Criança Dr. Arcino Santos Laureano), a ampliação do galpão da Ascamara e a construção de uma creche. Além disso, teremos a instalação do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e do Pró-Infância, cujo valor é de R$ 1,5 milhão em recursos federais”, salientou.

Em um investimento equivalente a R$ 700 mil do governo federal, incluindo uma contrapartida do município, a UBS do tipo II no bairro Independência deve abranger até mais de duas equipes da Saúde da Família. Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, a secretária de Saúde, Lucélia Rodrigues, isentou a população de prejuízos enquanto espera pela iniciativa.

“A ideia é que a estrutura seja transformada em uma UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família), oferecendo todos os serviços básicos, como atendimento ambulatorial, farmácia, sala de vacina, consultório odontológico e outros. Estamos aguardando os recursos para retomar as obras. Nem por isso, os moradores estão sem atendimento, uma vez que existe uma unidade funcionando naquela região”, lembrou.

COBRANÇA

Recentemente, Lucélia Rodrigues se encontrou com a secretária de Planejamento, Eliane Gussoni, em busca de soluções para a iniciativa. Juntas, as duas decidiram que irão levar a situação pessoalmente até o governo federal. Indagada, Eliane adiantou a intenção.

“Cumprimos todos os procedimentos necessários para alimentar o sistema e conseguir a liberação dos recursos junto ao Ministério de Saúde. Dependemos disso para retomar as obras. Ficou acordado que levaremos essas demandas pessoalmente até Brasília, como fizemos recentemente em Belo Horizonte para o governo federal”, antecipou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: