Domingo, 05 de Maio de 2024 Fazer o Login

Atrações culturais compõem a programação de aniversário de Piracaíba

sáb, 26 de setembro de 2015 07:44

Da Redação

O projeto ‘Ruas, Cultura e Movimento’ de iniciativa da Central Única das Favelas (CUFA – Araguari), consolidado no município há mais de 10 anos, atenderá os moradores de Piracaíba em comemoração ao aniversário do distrito.

Aniversário de Piracaíba recebe projeto da CUFA – Araguari

Aniversário de Piracaíba recebe projeto da CUFA – Araguari

 

As atividades acontecem neste sábado, 26, das 16 às 20h. A programação será composta por apresentações do grupo de Capoeira do Cerrado, projeto de dança de Uberlândia, dança árabe, teatro e shows com o sertanejo Crystiano.

“A comunidade também poderá curtir o som da transformice Beth Princepal e apresentações dos participantes de oficinas de dança da CUFA”, acrescentou o coordenador da CUFA, Agnaldo da Silva ‘Zulu’.

O evento que chega em sua 6ª, e provavelmente última edição, é promovido graças a subvenção de 40 mil reais conquistada através da prefeitura pela primeira vez.

Conforme entrevista, a proposta é realizar durante o ano seis edições do projeto em diferentes locais, no intuito de promover o intercâmbio entre culturas, propiciando à população o acesso a lazer, serviços e produtos da entidade.

O evento conta com o apoio da Faec (Fundação Araguarina de Educação e Cultura), de secretarias municipais e empresas privadas.

História de Piracaíba

O aniversário do distrito é comemorado no dia 22 de setembro. De acordo com informações da assessoria da prefeitura de Araguari, o arraial teve início antes mesmo da formação da cidade de Araguari. Naquela época, a região pertencia ao município de Bagagem, atual Estrela do Sul. Criado o município de Araguari em 1888 pela Lei nº 2.196, a região passou a integrá-lo.
A denominação da localidade data de 22 de setembro de 1921, por intermédio da Lei nº 806/21, que diz: fica denominada Piracaíba a atual sede do distrito de Santa Rita dos Barreiros, no município de Araguari.
Nos primórdios, o primeiro arraial denominava-se Bem-te-vi. Posteriormente, foi elevada a distrito com o nome de Santa Rita dos Barreiros. Na divisão administrativa de 1933, Araguari foi dividida com a criação do distrito de Amanhece, passando o distrito de Santa Rita dos Barreiros a chamar Piracaíba.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: