Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Associação dos Laboratórios de Araguari anuncia suspensão de exames de alto custo

qua, 31 de janeiro de 2018 05:56

Da Redação

Pagamento dos serviços está em atraso há mais de um ano

A Associação dos Laboratórios de Araguari enviou, nessa terça-feira, 30, um ofício à secretaria de Saúde informando sobre a suspensão dos serviços. A expectativa é de que a partir dessa quinta-feira, 1º de fevereiro, todos os laboratórios do município deixem de realizar os exames solicitados através da guia cor de rosa.

De acordo com o documento, a suspensão dos serviços se deve ao atraso de mais de um ano no pagamento dos serviços prestados pelos laboratórios clínicos de Araguari.  A associação informou que assim que os débitos forem regularizados os serviços voltarão a ser prestados normalmente.

Serviços voltarão a ser prestados com a regularização dos débitos

Serviços voltarão a ser prestados com a regularização dos débitos

 

Os laboratórios conveniados com o município são o Prevenção Laboratório, Laboratório Central, Laboratório Pio XII, Laboratório IAP (Instituto Araguarino de Patologia), Laboratório Santa Lúcia, Diagnóstico Laboratório e Laboratório São José.

Segundo o diretor do Laboratório Central, Dr. Reinaldo Caetano, a prefeitura não pagou os exames realizados entre os meses de julho e dezembro de 2016 e entre os meses de julho e dezembro de 2017. “Durante esse período, a prefeitura não pagou os exames solicitados por meio da guia cor de rosa, que são exames de diagnóstico especiais e de alto custo”.

O diretor afirma os laboratórios recebem apenas pelos exames oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Esses são exames solicitados pela guia azul, mas o município deve pagar uma complementação de 15%”.

O diretor comenta que a dívida com o Laboratório Central é de aproximadamente R$ 100 mil. “A prefeitura está em dívida com todos os laboratórios do município, que estão realizando exames de alto custo e não estão recebendo pelo serviço. Até que a situação seja regularizada, iremos suspender a realização dos exames de guia rosa”.

O diretor acrescenta que o Laboratório Central é o único que fornece sangue para o município. “Caso o valor não seja pago, iremos paralisar o fornecimento no dia 1º de março. Este prazo seria de mais de 30 dias para que a secretaria de Saúde, providencie a instalação de uma nova Agencia Transfusional, pois a responsabilidade é do município através da secretaria de Saúde”.

A secretária interina de Saúde, Thereza Christina Griep, afirma que o prefeito Marcos Coelho (MDB) vem tentando regularizar a situação o mais rápido possível. “O valor dos exames está sendo pago normalmente, mas a complementação de 15% não é paga desde agosto do ano passado. O prefeito está em Belo Horizonte nessa terça-feira cobrando do Governo do Estado o repasse do IPVA, no valor de R$ 4 milhões. Com esse recurso, poderemos regularizar diversas pendências do município”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: