Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Associação dos Catadores de Material Reciclável recebe obras para ampliação

qua, 25 de junho de 2014 00:32

DA REDAÇÃO – A Associação dos Catadores de Material Reciclável de Araguari (Ascamara) está prestes a vivenciar uma nova realidade no tratamento dos resíduos sólidos. Ao menos, é o que prevê uma série de iniciativas voltadas para o âmbito da reciclagem e coleta seletiva no município.

Por meio de um financiamento do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais), a sede da associação receberá novos equipamentos e um galpão, equivalente a 350 metros quadrados. A iniciativa faz parte do projeto Somma Eco, idealizado em conjunto a fim de estabelecer um novo parâmetro na coleta seletiva.

Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Carvalho, atribuiu a proposta a um benefício a todos os envolvidos, sejam os funcionários ou a própria população.

“Vamos construir um barracão para ampliar a coleta seletiva dentro da nova política nacional de resíduos sólidos. Todos os municípios devem se adequar e estamos cumprindo conforme determinado. Trata-se de uma medida sócio-ambiental, que aumenta a captação de materiais recicláveis e diminui os impactos no aterro sanitário, além de gerar emprego e renda aos catadores”, exaltou.

Para o secretário, outro reflexo fundamental é o incentivo a população, que por meio da iniciativa ganha um espaço adequado para exercer a coleta. Atualmente, a Ascamara recicla 20 toneladas de materiais. Ainda assim, a expectativa, segundo Cristiano Carvalho, é aumentar ainda mais.

“Nosso objetivo é dobrar a reciclagem, e material certamente não vai faltar. Ao todo, receberemos R$ 500 mil em recursos tanto para a ampliação do galpão como para a aquisição de novos equipamentos. Paralelo a isso, teremos o Plano de Coleta Seletiva, que irá traçar um diagnóstico para propor ações e aprimorar os trabalhos”, completou.

Conforme apurou a reportagem, o novo galpão da associação e o Plano de Coleta Seletiva devem estar consolidados em até seis meses. A Ascamara está situada na rua 17, bairro Independência, nas proximidades do CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança) “Dr. Arcino Santos Laureano.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: