Domingo, 05 de Maio de 2024 Fazer o Login

Associação de Congados, Moçambiques e Catupés é beneficiada com subvenção da prefeitura

sáb, 26 de setembro de 2015 08:39

Da Redação

A Associação Promocional de Congados, Moçambiques e Catupés de Araguari, fundada há mais de 15 anos, conquistou recurso municipal no valor de R$ 37.500,00.

O projeto, de autoria do Executivo, foi aprovado pelos vereadores nesta terça-feira, 22, em sessão na Câmara Municipal. A cerimônia para assinatura da subvenção com a participação do Executivo e da Faec (Fundação Araguarina de Educação e Cultura) aconteceu na tarde desta sexta-feira, 25.

Em entrevista, o presidente da associação, Paulo Apóstolo, explica sobre o movimento que tem a principal finalidade de manter o culto religioso afrodescendente. “A entidade é composta por 14 ternos. Cada um deles e o reinado serão contemplados com o valor de R$ 2.500,00. Este recurso nos ajudará na compra de alegorias, adereços e na promoção de almoços, jantares e lanches nos dias da festa”, explicou.

Por meio deste movimento, a entidade consegue manter viva a religiosidade e devoção aos santos, tradição passada de pai para filho. “O terno mais velho tem 92 anos”, ressaltou.

A festa do congado acontece todos os anos no mês de outubro. Em 2015, a celebração ocorre entre os dias 2 e 11. “No último dia celebramos a festa em louvor a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário”, ressaltou.

Durante os dias que antecedem a festa, os ternos se revezam em desfiles que tem como destino final a igreja Nossa Senhora do Rosário. No primeiro dia da festa, 2, os ternos buscam o mastro com as imagens de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, erguido após a missa. A Segunda Alvorada é no domingo com o auge das comemorações na porta da igreja. No dia 11, domingo, são encerrados os festejos dos ternos, com o descerramento do mastro.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: