Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

A.C.I.A apresenta novos dirigentes em solenidade festiva de posse

ter, 2 de junho de 2015 08:50

A Associação Comercial e Industrial de Araguari (Acia) realizou solenidade festiva de posse de sua diretoria para o triênio 2015/2017. O evento aconteceu na noite da última sexta-feira, 29 de maio, no auditório da Cooperativa de Crédito Sicoob Aracoop, agência Jardim Regina, com a presença de autoridades, representantes de entidades classistas, associados e ex-presidentes da Acia.

Associação Comercial e Industrial de Araguari apresenta novos dirigentes em solenidade festiva de posse

Associação Comercial e Industrial de Araguari apresenta novos dirigentes em solenidade festiva de posse

 

Os diretores empossados na ocasião foram eleitos em 3 de março e assumiram os cargos oficialmente no dia 17 do mesmo mês do ano em curso, em reunião ordinária na sede da Acia. A solenidade festiva serviu para comemorar o aniversário dos 80 anos de fundação da entidade e apresentar, à sociedade, os novos dirigentes da principal representante do comércio, da indústria, da agropecuária e dos serviços em Araguari.

A cerimônia foi presidida por Silvio Divino Vilarinho, representando Emílio César Ribeiro Parolini, presidente da Federaminas – Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais. Silvio Vilarinho é contador, diretor de Orçamento da Federaminas e presidente da Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba.

Ao discursar durante a transmisão de cargo, o empresário Silvio Presley dos Reis destacou a importância da Acia no contexto econômico, político e social da cidade e fez um breve balanço de sua gestão, no triênio 2012/2014. A doação de terreno pela prefeitura e o ínicio da elaboração de projeto para a construção do Centro Empresarial de Araguari, no bairro Paraíso, foram alguns dos temas abordados durante a sua fala. No transcorrer da solenidade, recebeu placa comemorativa em reconhecimento ao seu trabalho realizado à frente da presidência da entidade.

Também discursou o prefeito de Araguari Raul Belém (PP). Ele destacou o papel da Acia no desenvolvimento da cidade, e cumprimentou os dirigentes e associados pelos 80 anos de existência da entidade.

O presidente da Federaminas, Emílio César Ribeiro Parolini, enviou mensagem gravada em vídeo exibido durante a solenidade. Por meio do recurso áudio visual, saudou e cumprimentouos dirigentes e associados da Acia.

O presidente empossado Carlos Antônio Vieira reiterou compromisso de se dedicar à causa associativista, de estreitar laços com os associados e manter e fortalecer parcerias junto a empresas conveniadas, bem como com os poderes públicos federal, estadual e municipal em busca do bem comum.  “Além de continuar as parcerias firmadas pelas gestões anteriores,vamos buscar ampliá-las, ao mesmo tempo em que será feito um trabalho para estreitar ainda mais a nossa relação com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário,visando colaborar com suas gestões em benefício da comunidade araguarina em geral”, ressaltou.

A Câmara Municipal foi representada na Mesa Diretora da cerimônia pelo vereador Luiz (Construtor) Antônio de Oliveira (SD), 2º secretário do Legislativo araguarino. Ao lado dele, o Tenente Faustino representou o comando do 53º Batalhão de Polícia Militar de Araguari; o empresário Gilberto Thomáz da Silva, presidente do Conselho Deliberativo da Acia; oTenente Luiz Donizete Silva, Comandante do 10º Pelotão de Corpo de Bombeiros; o empresário Mauro Cunha, presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Araguari, representou a Fiemg Regional;  e o empresário Crystiano Ferreira Batista, presidente da CDL-Câmara de Dirigentes Lojistas.

Após a solenidade de posse, os convidados participaram de coquetel oferecido pela Acia,em espaço anexo ao auditório da Sicoob Aracoop.

O novo presidente

Carlos Antônio Vieira, 47 anos, é natural de Araguari. É formado em Administração de Empresas pelo Cesuc de Catalão-GO.

Empresário do ramo de alimentação, é proprietário do Supermercado MG. É membro fundador da Actrim-Associação de Compras do Triângulo Mineiro, da qual é seu presidente, e da Sicoob Aracoop.

Foi diretor da CDL-Câmara de Diretores Lojistas de Araguari por quatro gestões.

É filho de família tradicional de comerciantes. Seus pais, Izoldino e Dagmar Alves Vieira, foram proprietários do conhecido Armazém do Dino, que por muitos anos esteve em atividade no bairro Santa Helena.

É casado com a advogada Luciana Menezes de Resende e pai das jovens Mariana e Giovana.

Demais membros da diretoria

DIRETORIA EXECUTIVA

  • Vice-Presidente: Ramiro Rodrigues de Ávila Jr.
  • Vice-Presidente: Leonardo Daher de Melo
  • Diretor Administrativo e de Patrimônio: Wesley Sidney dos Santos
  • Diretor de Secretaria: Diomedes Martins de Almeida
  • Diretor de Finanças e Orçamento: Alisson Robert Mendonça
  • Diretor de Projetos e Planejamento: Evanete Peres
  • Diretor de Empreendedorismo Empresarial: Wesley Silva dos Anjos
  • Diretor de Desenvolvimento e Capacitação Empresarial: Henrique de Lima Vieira
  • Diretor de Produtos e Serviços:           Rafael de Melo Carrijo
  • Diretor de Relações Institucionais e Ouvidoria:       Vinícius Monteiro Naves Mota
  • Diretor de Marketing e Integração: Flávio Rosa Alves
  • Diretor de Responsabilidade Social e Meio Ambiente: Maria Heloísa Lopes Nonato
  • Diretor de Associativismo e Cooperativismo: Eliane Cristina Barbosa Cardoso
  • Diretor Jurídico: João Rodrigues de Melo Neto
  • Diretor de Contabilidade e Orientação Fiscal: Nilo Ferreira

 

DIRETORIA PLENA

  • Diretor de Desenvolvimento da Indústria: Manoel Nasciutti
  • Diretor de Desenvolvimento do Comércio: João Batista Pereira
  • Diretor de Desenvolvimento de Agronegócios: Érico Trebeschi
  • Diretor de Desenvolvimento de Prestação de Serviços: Virgínia de Oliveira Debs

 

CONSELHO FISCAL

  • Carlos Naves da Mota
  • Décio Siciliano Turci
  • Janfredo Nader
  • Luciano Marques Alves
  • Wagner Soares Neves

 

ACIA 80 anos – A força do associativismo influenciando as grandes decisões de Araguari

A Associação Comercial e Industrial de Araguari (ACIA) é, desde sua criação, uma das entidades de classe mais importantes do Triângulo Mineiro. Fundada em 19 de maio de 1935, desde o início preocupou-se em ser a voz do empresariado araguarino, organizando os empreendedores para a nova realidade de progresso vinda sobre os trilhos do polo ferroviário que se consolidava em ritmo acelerado no município.

Naquela época não existiam estradas de rodagem. Para chegar ou sair da cidade, praticamente existia apenas o recurso das ferrovias. A construção de rodovias que ligassem o município aos grandes centros foi também um dos primeiros ideais de luta a motivar o surgimento da entidade.

Sua primeira diretoria foi formada por Antonino Lemos da Silva, Gerson Costa, Naim Kamil, Augusto Costa, José Nader, Salvador Carvelo, Antônio Barbosa, Vicente Carvelo, Genésio Batista de Melo, Assad Saad, Genésio B. de Melo e Joaquim Alves Pereira – este, conhecido por Joaquim Anibal, o primeiro presidente da entidade.

Criada a ACIA e eleita a diretoria, a primeira sede foi instalada em uma sala nas dependências do antigo Clube Recreativo Araguarino, localizado no prédio construído pelo empresário Manoel Bonito (Manoel dos Santos Laureano), na praça que hoje tem o nome em sua homenagem. O espaço foi cedido graciosamente pelo clube, como incentivo aos ideais e serviços que propunha realizar a nova entidade que nascia na cidade.

Antes de se transferir, em 1962, para a sua atual sede própria edificada na avenida Tiradentes, a ACIA passou por outras quatro sedes: rua da Paz, rua Dr. Afrânio, rua João Peixoto, rua Rio Branco.

Hoje, a ACIA oferece ainda uma vasta variedade de serviços a seus associados, como orientação jurídica e econômica, certificação digital, banco de currículos, consultas de crédito, cursos, palestras, workshops, treinamentos, locação de salas e auditório, segurança e medicina do trabalho, alerta de documentos perdidos/roubados e convênios de saúde e educação,bem como o Serviço Central de Proteção ao Crédito (Boa Vista / SCPC).

Também relevante à comunidade araguarina é o envolvimento da associação em causas políticas, econômicas e sociais importantes, como o asfaltamento de rodovias, a duplicação da BR-050, a vinda de universidades e centros de estudo para a cidade, o incentivo ao Distrito Industrial e à diversificação agrícola, a vinda das indústrias fabricantes de sucos e a instalação da representação da JUCEMG-Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, entre outras melhorias de infraestrutura.

Ao completar oito décadas de existência, a ACIA avança moderna, estruturada e preparada para os desafios do futuro, ressalta seu atual presidente Carlos Antônio Vieira.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: