Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

As duas faces da Copa do Mundo

qua, 9 de julho de 2014 00:00

Abertura meio desligado
Existem duas Copas do Mundo. Uma no gramado, quando a bola rola e nos presenteia com verdadeiros espetáculos, protagonizados pelas estrelas do futebol mundial em duelos acirrados, repletos de lances marcantes e gols memoráveis. De fora do campo, porém, há outra Copa. Ela começa ali mesmo, pelos estádios, mentiras, esquemas fraudulentos, segundas intenções.
MD1
Há quem confunda uma com a outra, ou pense que se trata de uma coisa só. É bem certo que os prováveis efeitos positivos de uma irão acobertar os efeitos negativos da outra. Aqueles que ousam apontar a nudez do rei para essa face perversa do torneio são chamados de “derrotistas”. Na versão mais nova e mais engraçada de todas, dizem que essas pessoas têm “síndrome de vira-lata”, ou seja, se acham inferiores, incapazes de ver a glória de seu país. Meras falácias.

Não é uma Copa do Mundo que transforma o Brasil em um lugar bom, igualitário e com oportunidades para os brasileiros. Isso sim seria glorioso. Não há mérito algum em fazer um evento desse porte gastando bilhões de dinheiro público. Como minha memória é boa, me lembro bem de Lula vociferar que não seria usado nenhum centavo de dinheiro público na Copa. Ou Lula é um mentiroso convicto ou não cumpriu o que prometeu.

Dilma declarou recentemente nas redes sociais que pretende entregar a taça da Copa do Mundo no domingo, 13. Depois de se esconder na abertura resolveu aparecer justo agora, que a poeira “baixou”, tentando descaradamente pegar o bonde do otimismo no futebol para continuar no poder. Lula também não apareceu na abertura e não tem aparecido como antigamente. Temos uma Copa de duas faces. Temos governantes com duas faces.
.

Pablo Neruda pelas ruas de Santiago

nerudA
Uma figura holográfica do poeta chileno Pablo Neruda percorrerá as ruas de Santiago no próximo dia 11, da mesma forma como ele fazia em vida. A iniciativa faz parte das celebrações pelos 110 anos do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. A técnica de projeção em movimento é chamada de “beamvertising”. Neruda sairá da casa museu “La Chascona”, no bairro de Bellavista, seguirá até a Alameda Bernardo O’Higgins, passará pela Biblioteca Nacional e chegará até a Casa Central da Universidade de Chile, onde está guardada sua coleção de conchas e sua biblioteca pessoal, que doou a essa casa de estudos em 1954, ao completar 50 anos.
.

Sequência de “Trainspotting” à vista

Trainspotting-
O escritor escocês Irvine Welsh, 55 anos, que ficou conhecido após a adaptação do livro para as telas, confirmou que a sequência de “Trainspotting” será dirigida novamente por Danny Boyle. Ele e o diretor passaram uma semana em um apartamento na Escócia revendo os roteiros e o livro. “Mas, se o roteiro não for bom, não faremos. Não insultaríamos os atores com algo que não seja bom”, disse.
.

Modern Family “versão hetero”

A famosa série americana ganhou uma versão não-autorizada na maior rede de TV do Irã. ‘Haft sang’, como é chamada por lá, excluiu algumas “características” da trama original, como a presença de homossexuais e cenas em que homens tocam em mulheres, sejam eles pai, irmão ou marido delas.  O casal gay formado por Mitchell (Jesse Tyler Ferguson) e Cameron (Eric Stonestreet) foi substituído por Behrooz e Elham, marido e esposa que enfrentam problemas de fertilidade e decidem adotar um bebê. Desde a estréia, internautas postaram vários vídeos comparando cenas das duas séries, algumas em que a versão iraniana reproduz com exatidão os mesmos planos da versão americana, ou fazem as mesmas referências.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: