Artesanato araguarino é novamente destaque na capital
qui, 4 de dezembro de 2025 08:00Da Redação

Legenda: Destaque para a marca “Nós do Cerrado”, criada por Fernanda Debs e Raquel de Oliveira, que representa Araguari ao lado de grupos tradicionais da delegação.
Município marca presença na 36ª Feira Nacional do Artesanato em Belo Horizonte pelo terceiro ano consecutivo; sustentabilidade e identidade regional são o foco da exposição.
Araguari volta a brilhar no cenário cultural e econômico de Minas Gerais. Entre os dias 3 e 7 de dezembro de 2025, a cidade está representada na 36ª Feira Nacional do Artesanato, realizada no Expo Minas, em Belo Horizonte. Este é o terceiro ano consecutivo que o município participa do evento, considerado a maior vitrine do setor na América Latina.
A delegação araguarina conta com grupos consolidados como “Entre Marias”, “Reinado do Mel” e “Arte d’Gente”. O destaque desta edição fica por conta da marca “Nós do Cerrado”, idealizada por Fernanda Debs, Raquel de Oliveira e Duci Arruda. As artesãs estão expondo no estande do SENAR Minas, apresentando peças que unem sustentabilidade e requinte técnico.
Os produtos da “Nós do Cerrado” utilizam sacaria e grãos de café como matéria-prima base, incorporando bordados à mão, tingimentos naturais e crochê. Segundo as criadoras, cada peça carrega a essência do cerrado e a história da cafeicultura local, transformando materiais rústicos em artigos exclusivos de identidade regional.
Legado do Progearte
A presença de Fernanda Debs e Raquel de Oliveira na feira simboliza também o sucesso do projeto Progearte. A iniciativa, que teve Araguari como cidade piloto, capacitou mais de 400 alunas, oferecendo conhecimento técnico e abrindo novas possibilidades de renda. Hoje, as ex-consultoras do projeto retornam ao cenário estadual como expositoras e cases de sucesso.
A participação das artesãs contou com o apoio logístico da Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedectur), além de parcerias com o SENAR, SEBRAE, Federação do Artesão Mineiro e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Diogo Machado, ressaltou a importância estratégica do setor para o município. “O artesanato é a expressão de arte com resultado produtivo mais palpável e, sem dúvida, gerador de experiências emocionais significativas e memoráveis. Em Minas, assim como em Araguari, o artesanato, além da cultura, é foco de investimento e está conectado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo”, afirmou Machado.
O secretário adiantou ainda planos ambiciosos para o próximo ano: “Para o ano de 2026, já programamos o credenciamento de produtos artesanais de identificação local e a criação de um selo de identificação de origem, que fará com que nosso artesanato se transforme em produto turístico e carregue Araguari para todos os lugares”.
Histórico de Protagonismo
A regularidade de Araguari em grandes eventos estaduais reflete o fortalecimento do setor na cidade, que recentemente foi sede do último Congresso Nacional de Artesanato. Na ocasião, o município recebeu mais de 500 artesãos de todos os 27 estados e do Distrito Federal, consolidando-se como um polo de articulação da categoria
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Câmara compra prédio dos Correios qua, 14 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 14 DE JANEIRO qua, 14 de janeiro de 2026
- Araguari define período de cadastramento e vistoria do transporte escolar qua, 14 de janeiro de 2026
- Minas Gerais moderniza arrecadação estadual com pagamentos via Pix qua, 14 de janeiro de 2026
- Inscrições para o CarnaIndi 2026 e concursos oficiais estão abertos qua, 14 de janeiro de 2026
- 2º Festival Relicário terá segurança reforçada nos dois dias do evento qua, 14 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Cascalho Rico impulsiona a cultura com o retorno das atividades em 2026 qua, 14 de janeiro de 2026
- Araguari Vôlei recebe Brasília Vôlei em duelo decisivo pela Superliga B qua, 14 de janeiro de 2026
- Videomonitoramento reforça o combate à criminalidade em Araguari qua, 14 de janeiro de 2026
- Sancionada doação de hospital de Divinópolis ter, 13 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
Parabéns araguari e suas artesa