Terça-feira, 16 de Abril de 2024 Fazer o Login

Arte Culinária – Criançada de férias

sáb, 11 de janeiro de 2014 00:01

Abertura arte culinária
As festas natalinas e de final de ano se foram, mas a criançada  de  férias… , nada melhor do que fazer a aquela comidinha de casa, saborosa e com gosto de quero mais.

 

CARNE  INVEJOSA

700 gramas de carne moída (patinho ou outra)
2 colheres de sopa de óleo
4 ovos
1 pimentão vermelho cortadinho
1 cebola média em cubos
1 vidro de leite de coco ( pequeno)
1 lata de milho verde
sal, alho, pimenta- do- reino a gosto

PREPARO:
Refogar em óleo quente: a cebola e o alho deixando dourar levemente. Colocar a carne  refogando sempre, o pimentão, a pimento-do-reino e por último o sal.

Bater as claras em neve, juntar as gemas continuando a bater; adicionar o leite de coco, o milho verde e sal se necessário. Untar uma assadeira, polvilhar farinha de pão, espalhar o refogado de carne e por cima os ovos batidos. Salpicar farinha de pão, bolinhas de margarina e queijo ralado. Forno preaquecido. Servir quente com batatas (pequenas ) passadas na margarina e salada verde.

 

O solicitado: BOLO   DE  ROLO

MASSA:
2 1/2 xícaras de chá de margarina em temperatura ambiente
2 3/4  xícara de chá de açúcar refinado
8 ovos grandes
4  xícaras  de chá de farinha de trigo
1 pitada de sal e 1 pitada de fermento em pó

PREPARO:
Bata bem a margarina e junte aos poucos o açúcar refinado batendo por uns 5 minutos, mais ou menos, até dissolver o açúcar por complete. Acrescente as gemas, uma a uma, bata bem formando um creme claro. Aos poucos adicione a  farinha  com o sal e fermento, por último  as  claras em neve misturando delicadamente. Unte seis formas  com margarina e farinhe bem em forma retangular de 28 x 42 cm, e um cm de altura. Assim serão seis camadas.

MONTAGEM:
Despeje na forma 1 xícara de chá da massa, em pequenas porções , espalhe
com faca ou espátula; numa camada fina. Leve ao forno quente 200 º, preaquecido; asse por 4 minutos até soltar próximo das laterias, ficando a massa macia sem dourar. Desenforme ainda quente sobre um pano seco polvilhado com açúcar cristal. Passe o rolo e uma camada bem fina de goiabada derretida; polvilhe queijo ralado. Enrole como rocambole. Retire o pano com cuidado e polvilhe novamente com açúcar cristal. Faça da mesma forma  como a primeira. Desenforme a segunda assadeira e coloque o primeiro rocambole sobre a beirada superior da massa e enrole novamente. Repetir esta operação até terminar toda massa assada e o recheio. Deixe esfriar totalmente, corte as extremidades, retire as pontas para dar acabamento ao  bolo. Coloque em bandeja para ser levado à mesa, polvilhe com açúcar cristal e corte em fatias bem finas. Rendimento: cerca de 60 porções.

 

SANGRIA  TROPICAL

1 abacaxi
200ml  de licor de frutas (Cherry Brandy)
1 kg de manga
2 litros de soda limonada
1/2 kg de uvas roxas
3 litros de vinho tinto

PREPARO:
Na véspera, corte as frutas  e coloque-as em uma vasilha de vidro ou louça com o licor.

Antes de servir, coloque nesta  infusão de frutas, o vinho, bastante gelo e a soda limonada. Sirva numa poncheira ou numa jarra de vidro transparente.
==================================================
Seja esse ano para todos, iluminado, repleto de muitas alegrias e sucesso.
Abraços
Fátima Dufrayer 
 (minosantinha@gmail.com)

“Quem se deixar levar pela corretenza dos pensamemntos
agitados  não conseguirá chegar às profundezas da verdade”.
(anônimo)

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: