Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguarinos visitam projeto de combate às drogas em Goiás

sáb, 12 de julho de 2014 01:57
Equipe da Secretaria Antidrogas estuda aderir programa ao município. Foto: Divulgação

Equipe da Secretaria Antidrogas estuda aderir programa ao município. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Uma iniciativa idealizada em 2013 na cidade de Quirinópolis, sudoeste goiano, começa a colher novos resultados no combate às drogas. Com políticas destinadas ao tratamento a crianças e adolescentes, o projeto “Jovem do Futuro” foi destaque nos trabalhos desenvolvidos até então.

Diante do sucesso da proposta, uma equipe da secretaria Antidrogas de Araguari se deslocou até o território goiano, onde acompanhou de perto o programa. Recepcionados pelo coordenador do Complexo Social Jovem do Futuro, Oscar de Lima Pires Junior, o grupo composto por seis pessoas conheceu diversas atividades difundidas com os jovens no município.

Além do Complexo Social Jovem do Futuro, os araguarinos acompanharam as ações no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e no Centro Comunitário “Dona Margarida”, além de produtos confeccionados por participantes do projeto em uma fábrica de vasos artesanais e ornamentais e de piso e revestimento.

Enquanto distancia crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de baixa renda do perigo do mundo das drogas, o programa promove novas oportunidades a fim de prepará-los para o ingresso no mercado de trabalho. Em caráter municipal, a iniciativa ainda busca o envolvimento dos governos estadual e federal, além de parcerias com serviços de profissionalização.

Sob a supervisão de Fátima Menezes Resende, o projeto oferece assistência médica, odontológica e psicológica, bem como prioridades em programas de renda e habitação e formação profissional. Ainda assim, é preciso que os participantes estejam frequentando a escola.

Entre aqueles que acompanharam de perto os trabalhos desenvolvidos pelo programa, estava o assessor da secretaria Antidrogas de Araguari, Diogo Leal, que afirmou estar surpreso com os resultados. Ele ainda adiantou a expectativa em trazer algo similar para o município.

Até então, a secretaria Antidrogas difunde uma série de iniciativas, voltadas para trabalhos de atenção, cuidados e prevenção. Entre elas, estão o “Abordagem de Rua” e o “Periferia em Cena”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: