Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Araguari volta a figurar em 28º lugar na lista do emprego formal

qui, 24 de abril de 2014 01:45
Baixa no mês de março é justificada pelas demissões
das vagas temporárias criadas no período de festas
O aumento decorreu do crescimento do emprego  na Indústria de Transformação com 287 contratações. Foto: Divulgação

O aumento decorreu do crescimento do emprego na Indústria de Transformação com 287 contratações. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – O município de Araguari registrou no mês de março uma expansão de 0,36% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Os dados são do Ministério do Trabalho por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Assim, Araguari volta ao 28º lugar com 1.024 contratações, conforme a lista do comportamento nos municípios com mais de 30 mil habitantes. Tal aumento decorreu do crescimento do emprego na agropecuária com 148 admissões; também na Indústria de Transformação com 287 contratações e ainda na Construção Civil com 193 admissões.

Entretanto, os demais departamentos que aparecem na lista apresentam maior número de demissões. São eles: o Comércio com 255 desligamentos; Serviços com saldo negativo de 197 desligamentos e ainda os serviços industriais com sete demissões. Em comparação aos três primeiros meses de 2013, o município registrou 341 novos postos de emprego, tendo em 2014 uma ligeira alta e totalizando 2.979 contratações. Entretanto, as contratações em 2013 continuam superiores aos anos de 2012 a 2010.

De acordo com o ministro do Trabalho, Manoel Dias, a desaceleração na criação de empregos em março é justificada pelas demissões em vagas temporárias criadas principalmente no período de festas do Carnaval. Acredita-se, porém que entre o fim de abril e início de março começarão a ser feitas a contratações para a Copa. Ao todo, está prevista a criação de 175 mil novos postos somente por conta do evento.

Para o ministro, o resultado de março não irá comprometer a expectativa de geração de empregos para o ano, que é encerrar 2014 com a criação de 1 milhão a 1,5 milhão de postos. Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mês de março encerrou com a menor taxa de desemprego para o mês desde o início da série histórica, em 2002: 5%.

CAGED

O CAGED foi instituído pela lei nº 4.923/65, e divulga mensalmente dados de estudos vinculados ao mercado empregatício. Além disso, também é uma ferramenta para o programa Seguro-Desemprego, com a finalidade de conferir dados das ligações trabalhistas e demais oportunidades.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: