Terça-feira, 24 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Araguari ultrapassa a marca de 100 casos suspeitos de dengue

sáb, 25 de abril de 2020 09:40

Da Redação

- Munícipes devem permanecer com os cuidados em casa para evitar a proliferação do mosquito

– Munícipes devem permanecer com os cuidados em casa para evitar a proliferação do mosquito

De acordo com o informe epidemiológico publicado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) Araguari registrou 103 casos prováveis (suspeitos mais confirmados) até o momento. O balanço divulgado na última quinta-feira, 23, também mostra os dados referentes à chikungunya (seis) e zika (zero).

 A cidade — que teve três óbitos confirmados por   dengue em 2019, ainda não contabilizou vítima fatal pelo agravo este ano. Em contrapartida, cinco mortes por dengue foram confirmadas em território mineiro nos municípios de Alfenas, Medina, Itinga, Carneirinho e Guaxupé. Além destes, outros 23 óbitos permanecem em investigação.

Em Minas Gerais, os números de casos prováveis de dengue aumentaram para 51.842 registros, além de outros 877 registros de chikungunya, que ocasionou um óbito em 2020. No que se refere ao vírus zika, são 293 suspeitas sendo 33 em gestantes.  Com base neste balanço, o órgão responsável também monitora os indicadores do plano de contingência. Deste modo, a avaliação de incidência acumulada indica 20 municípios com incidência muito alta, 33 com alta incidência, 111 em média incidência, 340 com baixa incidência e 349 sem registro da doença.

Com o considerável aumento nos casos de dengue junto ao cenário de pandemia do novo coronavírus, várias campanhas têm sido feitas nas redes sociais, chamando a atenção dos cidadãos para tomarem os cuidados necessários com a proliferação do Aedes Aegypti. Em Araguari, as visitas domiciliares realizadas por equipes do departamento de Controle de Doenças e Zoonoses foram suspensas durante o distanciamento social.

Entretanto, em contato anterior com a reportagem da Gazeta do Triângulo, a coordenação da pasta ressaltou que as atividades em áreas públicas continuam em execução, até mesmo com uma frequência maior do que antes, abrangendo terrenos baldios e qualquer outro ambiente aberto e de acesso ao público. O setor ainda informou que, mesmo com o alto número de suspeitas informadas pela SES-MG, apenas oito casos foram confirmados no município.

O coordenador da Zoonoses acredita que, “o baixo número de casos confirmados no município este ano é um reflexo do esforço do setor público e dos cidadãos que cuidam para que a situação melhore cada vez mais”. Nesta mesma época no ano passado, o município havia registrado 2.100 casos positivos da doença.

1 Comentário

  1. Gennifer ferreira dos santos disse:

    Aqui no Bella suíça 1 tá uma musquiteira pernilongo pra todo lado tá difícil pra dormir tenho 3 crianças ,minha família amanhece tudo picado ,como definir se musquito ou se e da dengue ,precisamos urgente de fumacê aqui no bairro Bella suíça 1 o trem aqui tá feio.e muito musquito dentro das casas musquito pernilongo,não sei se e da dengue

Deixe seu comentário: