Araguari tem programação para a campanha Setembro Amarelo
sex, 4 de setembro de 2020 21:02Segundo dados levantados pela Organização Mundial de Saúde, são mais de 800 mil pessoas em todo o mundo que cometeram suicídio em um ano, sendo uma média de 12 mil no Brasil.
Criada entre 2014 e 2015 no Brasil através do Centro de Valorização da Vida, CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), a campanha Setembro Amarelo existe para conscientizar e promover ações relacionadas ao tema de relevância mundial.
A data institucional da campanha como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é o dia 10 de setembro, mas, durante todo o mês, em todo o mundo, existe uma mobilização que conta com auxílio de órgãos importantes da saúde para que informações relevantes e a ajuda necessária chegue até as pessoas.
A Associação Brasileira de Psiquiatria é o órgão representante oficial da campanha e regulamenta determinadas ações que vão de palestras e seminários, divulgações em mídias sociais, panfletos, camisetas, cartilhas informativas e instruções gerais de utilidade pública de maneira que representantes em estados e municípios tenham ações e resultados efetivos na prevenção ao suicídio.
A psicóloga Renata Lemes comentou “Endosso a importância de se falar sobre esse tema, principalmente nesse momento de pandemia que estamos vivendo, e vamos viver uma quarta onda que é das consequências psíquicas dela. Olhando os dados estatísticos da OMS, o Brasil é o segundo com maior número de depressivo nas Américas, são 5,8% da população. A cada 46 minutos alguém coloca fim a sua própria vida no país. E a depressão vai ser a doença mais comum do mundo até 2030, também segundo a OMS. Então acho muito importante debater esse assunto que é sério e cujos números estão crescendo. É importante saber quais ações estão sendo pensadas frente a essas estatísticas. Sozinha a pessoa não consegue sair dessa realidade, é muito difícil enxergar uma outra perspectiva, ainda mais em um país que se divulga muitas notícias negativas e tem poucas opções para que a pessoas possam entender a vida numa perspectiva positiva e ver que existem possibilidades de mudança de pensamento. Existem inúmeras formas de uma pessoa mudar o que ela experienciou até o atual momento, mas, se ela não buscar ajuda isso se torna insuportável, e assim se comete o suicídio, para aliviar a dor. Essa dor é uma ameaça a vida, então, a pessoa sozinha não sai desse estado. É importante buscar ajuda de pessoas e profissionais especializados em saúde como psicólogos e psiquiatras. Por meio de ferramentas, terapias e dinâmicas, o depressivo poderá enxergar a vida de outra forma, mudando o sentir e pensar. ”
Sobre ações da campanha em Araguari já se iniciaram através dos órgãos de saúde mental, seguindo o tema principal de 2020, denominado “É preciso agir! ”, e conta com uma programação de três Lives que serão realizadas através do Instagram de cada Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e suas respectivas equipes nas três últimas sextas-feiras do mês de setembro.
Na oportunidade, a coordenadora da saúde mental, Karine Viana Ferreira considerou: “Gostaria de complementar que o setembro amarelo tem essa data separada para não esquecermos de trabalhar esse tema todo ano. Entendemos que o suicídio está estreitamente ligado ao adoecimento mental e emocional. Nos da saúde mental de Araguari, acreditamos que para conseguir um trabalho de prevenção efetivo é preciso uma rede de cuidados mais forte. Isso se dá principalmente através de preparo e capacitação dos profissionais que trabalham diretamente com o tema. Estamos trabalhando para fortalecer essa rede e para que o fluxo de cuidados seja realmente efetivo. Para isso contamos com participação e empenho de todos os trabalhadores da saúde, não somente da rede especializada, mas pronto atendimento, unidade básica de saúde, serviço hospitalar, ou seja, contamos com toda a rede para que esse cuidado seja realmente efetivo”.
O CAPS Infanto Juvenil fará sua Live no dia 11 e irá abordar sobre suicídio e adolescência juntamente com seus profissionais. Já no dia 18 o CAPS adulto abordará em seu perfil a importância da prevenção e dos cuidados em saúde mental. E, por fim, no dia 25 o CAPS AD encerrará o mês com o tema “o uso abusivo de álcool e outras drogas e suicídio”.
Os horários das lives estarão disponíveis em breve através das redes do CAPS. Para aqueles que necessitam de mais informações, poderão procurar pela coordenação na Rua Aurélio de Oliveira 187, Centro. O horário de atendimento é de 2ª a 6ª das 07:00 as 17:00h.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...