Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Araguari tem o menor índice de assassinatos dos últimos dez anos

qua, 30 de novembro de 2016 05:05

Da Redação

Nos últimos dois anos, 46 pessoas foram assassinadas em Araguari. Em 2016, de acordo com dados atualizados até a tarde de ontem, houve 14 homicídios consumados. Destes, um teria ocorrido em Uberlândia (corpo estava na divisa entre os dois municípios, na ponte da BR-050) e dois foram registrados numa rodovia estadual, envolvendo vítimas de outras localidades.

Delegado Felipe Oliveira Monteiro destaca o esforço conjunto das forças de segurança pública do município

Delegado Felipe Oliveira Monteiro destaca o esforço conjunto das forças de segurança pública do município

 

Assim, os números apontam dez mortes no perímetro urbano de Araguari e quatro na zona rural. As vítimas tinham entre 16 e 64 anos, 11 homens e três mulheres, sendo uma adolescente.

Nos últimos dez anos, o menor índice de assassinato havia sido registrado em 2011, com 15 casos. Foram 18 ocorrências em 2012 e a mesma quantidade em 2013. No começo da década, 20 pessoas foram mortas no município, uma a menos do que em 2009.

Além da redução drástica nesse tipo de crime violento, houve também uma queda considerável nos assassinatos com o emprego de armas de fogo. Foram apenas cinco em 2016. Nos demais, os criminosos utilizaram armas brancas. Até o ano passado, a grande maioria dos homicídios envolvia revólveres e similares.

A Gazeta do Triângulo levantou que a Polícia Civil elucidou mais de 90% dos casos, inclusive com suspeitos presos e mandados de prisão expedidos. Os dados apontam ainda que mais da metade dos assassinatos ocorreu à noite ou durante a madrugada.

Menos acidentes com armas de fogo foram registrados

Menos acidentes com armas de fogo foram registrados

 

O delegado Felipe Oliveira Monteiro, da 4ª DRPC, comemorou os números positivos, mas ressaltou que os trabalhos devem continuar com muita cautela e dedicação. “Os números favoráveis são resultado do esforço conjunto das forças de segurança pública que atuam na cidade e principalmente dos nossos bravos policiais civis, que se dedicam diuturnamente para apuração dos crimes e prisão dos autores. Não podemos nos esquecer da atuação de nossa delegada Regional doutora Mary Simone Reis, que criou as delegacias especializadas de modo a otimizar o trabalho de cada um. Apesar do momento crítico que passamos, convivendo com um número reduzido de policiais e com salários parcelados, o trabalho tem sido realizado em prol da população”.

Enquanto Araguari reduz o número de homicídios consumados, cidades da região sofrem com o aumento desse tipo de delito. Em Catalão, por exemplo, a Polícia registrou 40 casos até agora em 2016. Uberlândia passou de 100 mortes.

TENTADOS

O número de homicídios tentados também caiu em relação aos últimos anos. Além disso, alguns casos acabam sendo desclassificados para lesão corporal, conforme decisão da Justiça.

Foram 12 registros em 2016, até o momento, nos bairros Novo Horizonte, São Sebastião, Goiás, Portal dos Ipês, Amorim, Paraíso, Maria Eugênia, Santa Terezinha, Bella Suíça e na zona rural.

VÍTIMAS FATAIS

17/1 – Edlamar Rodrigues de Oliveira, 61 anos, bairro Santa Helena

4/3 – Reinaldo Antônio da Silva, 46 anos, Portal de Fátima

6/3 – Robson Gontijo da Silva, 24 anos, bairro Novo Horizonte

3/4 – Edson Xavier de Paiva, 50 anos, São Sebastião

11/4 – Alice de Miranda Ferreira, 53 anos, bairro Fátima

27/ 4 – Corpo encontrado na ponte sobre o Rio Araguari

29/6 – Georje Vieira Lima, 64 anos, bairro Brasília

15/7 – Felipe Almeida, 33 anos, bairro Amorim

24/7 – Danilo Vieira da Silva, 31 anos, bairro Novo Horizonte

6/9 – Vilmair de Lima Machado, 62 anos, bairro Paraíso

25/9 – Davi Sávio Ribeiro Júnior, 20 anos, e Larissa Cristina Leite Cardoso, 16, MG-413

24/10 – Edson Neto da Silva, 49 anos, Capim Branco

6/11 – Heudes Ferreira da Silva, 43 anos, bairro Novo Horizonte

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: