Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Araguari tem baixa adesão da vacinação contra a Influenza

ter, 30 de maio de 2023 08:06

Da Redação

Todos os brasileiros acima de seis meses de idade podem se vacinar

No dia 10 de abril, começou a 25ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, porém em Minas, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) decidiu pela antecipação diante da disponibilidade de doses da vacina enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). Dessa forma, a campanha começou no dia 3 de abril, no estado.

O vírus Influenza é o responsável pela infecção aguda do sistema respiratório, com amplo potencial de transmissão, podendo levar o indivíduo à morte. No ano passado, em Minas Gerais, 132 pessoas vieram a óbito por Síndrome Respiratória Aguda Grave provocada por influenza.

No início da 25ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, os grupos prioritários eram: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da área da saúde (todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade); gestantes e puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

No dia 12 de maio, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recomendou a ampliação da oferta da vacina influenza a toda a população não vacinada a partir de 6 meses de idade. Essa recomendação segue a orientação do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde e visa diminuir a incidência de infecções respiratórias e colaborar na redução dos atendimentos ambulatoriais, internações e mortes durante o período do outono e inverno.

Conforme o painel de monitoramento do Ministério da Saúde, ontem, 29, faltando dois dias para o término da campanha, a adesão dos brasileiros estava muito baixa, em todas as partes do país, alcançando 40,35% do público-alvo. Em Minas Gerais, a adesão foi maior, atingindo 45,30% do público-alvo. Em Araguari, 32,87% do público-alvo foi vacinado.

Vale destacar que, em abril, o Ministério da Saúde anunciou uma expectativa de que ao fim da campanha houvesse pelo menos 90% de adesão dos grupos prioritários.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: