Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari registra redução dos casos de Covid-19 nos últimos 7 dias.

qua, 23 de fevereiro de 2022 08:04

Da Redação

Depois do último pico houve um aumento da procura por vacina em Araguari.

No mês de setembro do ano passado, o Brasil tinha registrado quase 600 mil mortes por Covid-19, um número no mínimo preocupante. Hoje, 23, finalmente conseguimos visualizar uma diminuição nos casos fatais. Essa queda pode ser explicada pelo avanço da vacinação, juntamente com o uso da máscara e do álcool em gel, e o distanciamento social.

De acordo com as informações publicadas desde o início da disponibilização das vacinas contra o SARS-CoV-2, todas as vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) possuem eficácia no combate à pandemia e tem como prioridade reduzir a quantidade de mortes e de internações por Covid-19. Uma forma de comprovar se esse método está dando certo ou não é observando a correção entre a quantidade de pessoas vacinadas e a redução do número de óbitos e internações pela doença.

De forma resumida, a principal finalidade das vacinas é proteger as pessoas contra doenças antes que os cidadãos entrem em contato com elas. Ao receber a vacina, o sistema de defesa do organismo cria anticorpos e assim aumenta o seu poder de defesa, caso seja exposto no futuro ao agente que o sistema imune foi capacitado para combater. Essa proteção não acontece somente de forma individual, mas também beneficia todos que ficam ao redor do indivíduo vacinado. Quanto mais pessoas vacinadas, menores são as possibilidades de disseminação do vírus e também menores as chances de aparecerem novas variantes.

Vale lembrar, que mesmo com a vacinação contra a Covid-19 em fases mais avançadas é preciso manter as outras medidas de prevenção. Estar vacinado não significa que tudo pode voltar a como era antes da pandemia, pois ainda não existem estudos que comprovem o bloqueio da transmissão pelas pessoas que receberam as doses do imunizante.

O município de Araguari, tem registrado uma redução na média geral dos casos de Covid-19, nos últimos sete dias, sendo que o dia 19 registrou o maior número, chegando a 100 em 24 horas. Os demais dias registraram entre 95 e 47 casos por dia. Essa quantidade se comparada ao dia 9, que apontou 241 casos confirmados, mostra uma significativa diminuição.

Em uma coletiva de imprensa realizada em Belo Horizonte, no dia 10 de fevereiro o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti já previa essa diminuição do número de casos da doença. “Minas já superou o pico de novos casos registrados de covid-19 e a tendência é de queda nos próximos dias”.

De acordo o secretário, devido à extensão territorial de Minas Gerais, a diminuição do número de novos registros de Covid-19 ainda não é homogênea em todo o Estado.

O chefe da pasta de Saúde no Estado também falou sobre a redução do número de mortes. “Com a diminuição dos novos casos e do número de pacientes aguardando internação, a expectativa é a de que daqui a duas semanas também comece a cair o número de óbitos por Covid em Minas”, detalhou.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade saiu do pico transmissibilidade e houve um aumento da procura pela vacina. As pessoas vacinadas podem continuar contaminando, porém com riscos de complicações e mortalidade bem menores. Até ontem, 22, cerca de 104.659 araguarinos tinham recebido a primeira dose da vacina.

Segundo os dados no Ministério da Saúde, em Araguari cerca de 90.475 pessoas receberam a segunda dose; 292 cidadãos receberam a dose adicional e 32.435 araguarinos tomaram a terceira dose do imunizante.

É importante destacar, que após feriados prolongados e shows existe um aumento de casos positivos para Covid, pois as pessoas não deixam de aglomerar.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: